CONSCIENTIZAÇÃO: Transbrasiliana, responsável pela BR-153, no trecho paulista, lança neste mês campanha educativa para informar e conscientizar os condutores que atender a uma ligação, postar fotos nas redes sociais e enviar ou ler mensagens enquanto dirige ou pilota, podem resultar em situações trágicas no trânsito. Foto: Divulgação/Ilustrativa

De acordo com a concessionária, uso de aparelho é a terceira causa de morte no trânsito no país, ficando atrás do uso de álcool e do excesso de velocidade

O ato irresponsável de usar o celular ao volante pode ser uma combinação fatal para muitos motoristas. Segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), o uso de smartphone é a terceira causa de mortes no trânsito no país, ficando atrás apenas do uso de álcool e do excesso de velocidade.

Dados da Abramet apontam que o ato de digitar uma mensagem de texto enquanto dirige faz com que o veículo seja conduzido por diversos metros sem o olhar atento do condutor, que chega a ficar, em média, 4,5 segundos sem prestar atenção na via.

Segundo dados do Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf), de 2021, pelo menos 250 mil condutores foram flagrados utilizando o celular no trânsito.

O cuidado de não utilizar o equipamento enquanto dirige também reflete a responsabilidade do motorista para com os demais usuários, pois a distração pode ocasionar colisões ou atropelamentos envolvendo múltiplas vítimas.

Cabe lembrar também que, mesmo em ligações, o perigo é alto, pois o condutor dedica outros sentidos que deveriam estar focados na rodovia:

  • manual (motorista tira a mão que devia estar comandando a direção)
  • visual (desvio do olhar)
  • cognitiva (desvio do foco, distração emocional e maior tempo de reação).

Diante dessa realidade, a Triunfo Transbrasiliana, responsável pela BR-153, no trecho paulista, lança neste mês campanha educativa para informar e conscientizar os condutores que atender a uma ligação, postar fotos nas redes sociais e enviar ou ler mensagens enquanto dirige ou pilota, podem resultar em situações trágicas no trânsito.

Segundo a empresa, a campanha será divulgada nos meios de comunicação da empresa como: cartazes fixados nas cabines das quatro praças de pedágio (Onda Verde, José Bonifácio, Lins e Vera Cruz), no site www.triunfotransbrasiliana.com.br, no perfil das redes sociais: Twitter (@br153sp), Instagram (@triunfotransbrasiliana), LinkedIn e também em mensagens nos Painéis de Mensagens Variáveis (PMV’s) ao longo do trecho.

Campanhas

De acordo com a Transbrasiliana, constantemente são realizadas campanhas educativas para reduzir o número de vítimas no trânsito. A concessionária faz parte da Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa que engaja o setor empresarial em ações voltadas ao alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Os ODS são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030, entre eles a meta 3.6, que pretende reduzir pela metade, até 2030, as mortes e lesões por acidentes (sinistros) no trânsito.

Infrações e multas

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os motoristas que forem flagrados pelas autoridades de trânsito segurando ou manuseando o celular enquanto dirigem, terão que desembolsar R$ 243,47 em multa (infração gravíssima), além de acumular sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Com informações da Ascom da Triunfo Transbrasiliana