EUNÁPOLIS – Um caminhão e quatro carretas foram apreendidos por agentes da Polícia Rodoviária Federal na cidade de Eunápolis. Os veículos transportavam, ilegalmente, mais de 190 mil quilos de blocos de granito, colocando em risco a segurança dos usuários da BR-101. Para burlar a fiscalização, os motoristas cobriam a carga com lonas.

Desde o trágico acidente ocorrido no Espírito Santo, quando uma pedra se desprendeu de um caminhão e atingiu um ônibus, matando várias pessoas, o CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito, adotou algumas normas para disciplinar este tipo de transporte.

O inspetor Marcelo Santana, comandante da 9ª Delegacia da PRF, informou ao RADAR64 que montou um comando específico porque existe um intenso transporte irregular de blocos de rocha ornamental da Bahia para o Espírito Santo.

Só de excesso de peso, afirma ele, havia mais de 57 toneladas. Além disso, os veículos desobedecem a resolução 264 do CONTRAN, que regulamenta esse tipo de transporte. Todos os veículos foram multados pelo peso excedente e por transitar sem os equipamentos obrigatórios ao transporte de bloco de rocha.