Ônibus de transporte intermunicipal são alvo de uma operação de rotina efetuada pela Agência de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso (Ager) ao longo desta semana, nas diferentes vias que dão acesso a Cuiabá. A ação pretende verificar os contratos de transporte, o cumprimento dos horários em determinados trechos, a emissão da passagem, além do aspecto físico dos veículos.

Ontem, quem passou pela rodovia Emanuel Pinheiro, que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães, se surpreendeu com a fiscalização. Três fiscais da Agência verificaram a situação de doze veículos que trafegaram pelo local. Segundo informações do responsável pela ação operacional, João Francisco da Silva, o baixo fluxo de passageiros explica a ínfima quantidade de veículos fiscalizados.

“O movimento está fraco e a demanda de passageiros também. Um veículo de fretamento também foi fiscalizado e constatamos que tudo estava em ordem”, confirmou. No trecho em que João estava não houve a necessidade de aplicação de multas.

O cronograma de fiscalização contempla nesta quarta-feira os veículos que irão transitar pelo Trevo do Lagarto, em Várzea Grande. Já amanhã, os fiscais estarão no posto Flávio Gomes, na BR-364, e na saída do município de Acorizal. Segundo informações da assessoria de imprensa da Ager, esta é a segunda semana consecutiva de fiscalização nos pontos em questão.

INTERIOR – Sinop também passa por fiscalização. Desde segunda-feira o cumprimento de horários, itinerários e secções por parte das empresas do setor estão sendo verificados, assim como o cadastro dos veículos junto à agência. Em Barra do Garças a operação termina hoje. Já nos municípios de Cáceres e Pontes de Lacerda que receberam a equipe de fiscais da Ager entre os dias 19 e 30 de julho, foram abordados 493 veículos, apenas dois foram apreendidos, multados em quase R$ 1 mil e liberados, 72 horas depois.