Um dos trechos rodoviários mais danificados do estado começa a ser recuperado até o fim do mês. O governo de Minas anunciou obras para reformar 14 quilômetros da MG-050, entre Betim e Juatuba, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O projeto prevê troca do asfalto, construção da terceira faixa e instalação de nova sinalização. Os pontos com grande circulação de pedestres vão ganhar, ainda, passeio e ciclovia.
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG) já concluiu o processo de licitação e assinou, em 22 de junho, a ordem de serviço para que a empresa que venceu a concorrência pública inicie as intervenções, que vão custar R$ 4,7 milhões. Por enquanto, os técnicos ainda fazem levantamentos topográficos na área. Nas próximas semanas, começam a troca do pavimento. A previsão é de que as obras sejam entregues em um ano. Até lá, os motoristas devem redobrar o cuidado, já que o trabalho aumenta o risco de acidentes. Além de danificado, o trecho é um dos mais movimentados da rodovia – que liga a Grande BH à divisa com São Paulo -, com fluxo diário de 8,8 mil veículos. Porém, ficará fora da área de concessão da MG-050, que será a primeira estrada estadual com cobrança de pedágio.
Os outros 372 quilômetros, entre Juatuba e São Sebastião do Paraíso, no Sul de Minas, devem ser restaurados a partir de novembro. De acordo com o DER, a licitação está em andamento e prevê obras pelo sistema de parceria público-privada (PPP), com o objetivo de baixar o preço da taxa para os motoristas. A empreiteira terá que investir R$ 26 milhões anuais na recuperação e conservação, para ter direito a explorar o trecho por 25 anos. O governo do estado aplicará, em contrapartida, um máximo de R$ 35 milhões ao ano. A previsão é de que o pedágio comece a ser cobrado no segundo semestre do ano que vem.
Serão seis pontos de cobrança, em Azurita (distrito de Mateus Leme), Córrego Fundo, Formiga, Capitólio, Passos e São Sebastião do Paraíso. Carros de passeio vão pagar R$ 3; ônibus e caminhões, R$ 3 por eixo.