MAIS SEGURANÇA: As obras realizadas recentemente na RO-464, que dá acesso ao distrito de Tarilândia, no município de Jaru (RO), foram entregues ao tráfego nesta semana, de acordo com o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transporte (DER). Foto: Esio Mendes/Diviulgação

De acordo com o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transporte (DER), concluindo os trabalhos em menos um ano

As obras realizadas recentemente na RO-464, que dá acesso ao distrito de Tarilândia, no município de Jaru (RO), foram entregues ao tráfego nesta semana, de acordo com o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transporte (DER).

Ainda de acordo com o DER, as obras correspondem a um trecho de 1,5 quilômetro de revitalização, e contribuirão diretamente para a melhoria da infraestrutura e segurança no tráfego.

Segundo o governador do Estado, Marcos Rocha, a execução dos serviços na RO-464 foi um gfrande desafio ao governo. “A ação necessitou de uma força-tarefa, movida por engenheiros, técnicos e outros profissionais especializados do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transporte (DER), concluindo os trabalhos em menos um ano”, disse.

Para o diretor-geral do DER, Elias Rezende, várias empresas privadas de outras gestões governamentais que assumiam a demanda, não conseguiram concluir os serviços, deixando apenas esperanças para as comunidade próximas que precisavam urgentemente de uma estrada de qualidade. “Este lugar tem uma enorme importância para a cidade de Jaru, em especial, o distrito de Tarilândia. Temos aqui o contínuo escoamento de produção agropecuária, que leva ao desenvolvimento do município”, destaca.

Caminhos mais seguros

DESAFIOS: “Antes era muito sofrimento. Tinha dias que para passar por esta estrada tínhamos que subir em um caminhão leiteiro para chegar em casa”, frisa Suelenir Maria de Jesus Almeida. Foto: Pedro Adilon/Divulgação

Segundo o DER, outras regiões também têm acesso direto pela RO-464, como o município de Mirante da Serra, e também o distrito de Santa Cruz da Serra, em Jaru, o que possibilitou mais agilidade e comprometimento do Governo do Estado na execução das obras.

De acordo com o Departamento, há mais de 10 anos, moradores da região e outras pessoas acostumadas a utilizar a rodovia estadual enfrentaram diversos problemas devido as condições da estrada. Na época, os principais sofrimentos relatados, pelas pessoas eram poeira e lama, além do perigo devido à estrada ser difícil de subir ou descer em pontos de curvas.

“Antes era muito sofrimento. Tinha dias que para passar por esta estrada tínhamos que subir em um caminhão leiteiro para chegar em casa. Graças a Deus apareceu um gestor que olhou para o nosso distrito com carinho, e para é um orgulho o governador Marcos Rocha ter feito este importante trabalho”, destaca Suelenir Maria de Jesus Almeida, moradora de Tarilândia.

Zé Baixinho

José dos Santos Rosa, conhecido como, Zé Baixinho, também expressou sua gratidão e emoção por ter testemunhado a desafiadora revitalização dos três trechos do RO-464. Morando na região há 40 anos, ele relembra acontecimentos tristes, como acidentes com mortes causados ​​por estradas mal trafegadas. “Por causa de outros governos, nunca pensei que uma obra de qualidade como esta fosse sair por aqui. Por isso, agradeço ao nosso governador por este excelente trabalho realizado”.

LEMBRANÇAS: Morando na região há 40 anos, Zé Baxinho relembra acontecimentos tristes, como acidentes com mortes causados ​​por estradas mal trafegadas. Foto: Esio Mendes/Divulgação

Residindo no distrito há 17 anos, o locutor Alessandro da Silva, conta que o tempo de viagem de Tarilândia a Jaru, diminuiu de 1 hora para 40 minutos, graças à facilidade de se locomover pela nova pista. “Obras de suma importância para gente, não só por termos se livrado da poeira, mas o principal sofrimento era o barro na época das chuvas. Só temos que agradecer ao Governo de Rondônia, pois isso vai ajudar muitos produtores rurais que utilizam este caminho”, explica.

Serviços e investmento

Conforme levantamento do DER, foram necessários implantar serviços diferentes em cada serra onde passa a RO-464, considerando a situação peculiar encontrada em cada uma delas. O investimento total nos três trechos de obras foi de R$ 1.844.877,58 (um milhão, oitocentos e quarenta e quatro mil, oitocentos e setenta e sete reais e cinquenta e oito centavos), provenientes de recursos próprios do Estado.

Cronologicamente, a execução dos serviços da primeira serra ocorreu em outubro de 2020 no período chuvoso. Após o início desta parte da obra, logo os trabalhos começaram na terceira serra. Em junho, com grande esforço, o DER disponibilizou o tráfego neste trecho com a inserção de pista tripla. Na segunda serra, que fica no meio das outras, foi construída posteriormente, sendo a parte mais complexa que exigiu a implantação de pedras para consolidar a pista.Dos serviços executados foram necessários a realização de três frentes de trabalho nas serras de Tarilândia, com aplicação de colchão drenante, dreno profundo, enrocamento de pedras (estrutura), regularização de sub-leito, terraplanagem, capa asfáltica e sinalização horizontal e vertical.

Somente em agosto deste ano, as obras nas três serras de Tarilândia foram finalmente concluídas. Serviços feitos em apenas um ano pelo atual Governo. Um trabalho que foi possível por meio da economia, com o corte de gastos públicos desnecessários e o controle financeiro desempenhando pelo governador Marcos Rocha e equipes de Governo.

Destacando este compromisso, o prefeito de Jaru, João Gonçalves Silva Júnior, agradeceu a entrega das obras na RO-464. “Este é um grande legado que o governador Marcos Rocha está deixando para a cidade de Jaru, entre tantas outras ações que ele vem colocando à nossa disposição. Um serviço fantástico, como muitos por aqui sabem, agora podemos usufruir deste local que já traz a marca do desafio e da coragem desdobrada por pessoas capazes de fazer”, enfatizou.

Com informações da Ascom do DER-RO

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