Fortaleza – Os piores trechos da BR-020, que ficam entre as cidades de Tauá (CE) e Picos (PI), estão com os dias contados. As obras de restauração da estrada já foram iniciadas e estão previstas para terminar até o fim deste ano. Com isso, aqueles trechos carroçais e os garotos que tinham o costume de ficar na estrada tapando buracos, em troca de dinheiro, serão apenas lembranças dos 11 anos em que a rodovia ficou sem manutenção e tornou-se precária. Em outubro do ano passado, reportagem do Diário do Nordeste relatou a problemática, quando ainda não havia previsão para o início das obras.

O transtorno causado aos motoristas era constante, além da demora nas viagens intermunicipais e interestaduais que tinham seu tempo aumentado em até seis vezes nos 84km de extensão desse trecho em reforma. Conforme o superintendente regional do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transporte (Dnit/CE), Joaquim Guedes Martins Neto, a obra não consiste em “tapa-buracos”, e sim em uma nova camada asfáltica. “Essa obra foi listada como a sétima entre as dez piores estrada do País. Mas estamos retirando toda a camada, colocando uma nova pavimentação”, diz.

De acordo com o supervisor da 4ª Unidade Local da 3ª Unidade Nacional de Infra-Estrutura Terrestre (Unit) do Dnit, Marcílio de Sá Batista, o trecho total possui 84km de extensão. A obra está em sua fase de conclusão e possui, atualmente, 68km de base e 53km de pista de rolamento já concluídas. “Faltam apenas 31 quilômetros para concluir a rodovia. Mas ainda estamos prevendo a sinalização”, diz.

Ordem de serviço

Segundo Batista, a ordem de serviço foi dada em dezembro do ano passado, mas o serviço teve que ser paralisado temporariamente em decorrência do período de seca na região dos Inhamuns. “A empresa responsável pela obra pediu paralisação porque não havia chovido. Parou no 12 de dezembro de 2007 e foi reiniciada em abril de 2008. Teve que paralisar porque uma obra como essa consome muita água e os moradores da região não iriam permitir que o reservatório de água acabasse”, diz.

O valor investido é de, aproximadamente, R$ 25 milhões. Conforme Batista, a BR-020 possui 417km de extensão e possui uma manutenção estimada em R$ 100 mil por km/ano. “Isso é uma estimativa, porque existem muitas variantes. Quando uma estrada já está recuperada, o custo diminui e vice-versa. É a proporção do estado em que se encontra a rodovia que vai indicar quanto ela vai receber de investimento para a sua recuperação”, diz.

Mas no caso dessa rodovia federal, os investimentos ficaram distantes. Os recursos beneficiaram apenas os trechos de Fortaleza até Boa Viagem. “Os valores de manutenção não vinham como solicitado. A manutenção começava em Fortaleza e quando chegava em Tauá não tinha mais recurso para a manutenção”, diz Batista, em relação aos motivos que ocasionaram a precariedade deste trecho da BR-020.