Foi liberado nesta madrugada o trecho da BR 101 Sul, que liga o Espírito Santo ao Rio de Janeiro, que havia sido interditado nos dois sentidos pelo desmoronamento de uma barreira.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Espírito Santo, o acidente aconteceu no Km 452 no trevo de Apiacá, a seis quilômetros da divisa. A quantidade de barro na pista chegou a provocar um acidente. A outra rodovia que dá acesso ao Rio, a ES-297, está alagada.

Chuva desaloja 265 e deixa 34 desabrigados

A chuva que atinge o Espírito Santo desde a última sexta-feira já deixou 265 pessoas desalojadas e 34 desabrigadas. De sábado até esta segunda, o Corpo de Bombeiros registrou 253 ocorrências de deslizamento de terra e de queda de barreiras em vários municípios. A situação mais complicada é em Vargem Alta, a 136 Km de Vitória, onde já foi decretado estado de calamidade. Até a noite desta segunda, 107 pessoas estavam desalojadas e outras 19 desabrigadas no município.

A Defesa Civil Estadual e o Corpo de Bombeiros já notificaram 55 famílias que moram em áreas de risco para deixarem as casas por causa da possibilidade de desabamentos. Em todo o estado, a chuva danificou totalmente ou parcialmente 305 imóveis. Também já foram identificados 72 deslizamentos de pedras e barreiras só na Grande Vitória, 37 muros desabaram e 36 árvores caíram. Ao todo, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil Estadual registraram 474 ocorrências.

Prefeitura de Vitória cria operação de emergência

Na capital, a prefeitura criou uma operação de emergência para cobrir os buracos das principais vias. Segundo o secretário de obras, Paulo Maurício Ferrari, todas as regionais estão empenhadas para tampar provisoriamente buracos e vias danificadas que podem trazer algum tipo de risco a pedestres e motoristas.

– Estamos vivendo uma situação atípica no estado. Só neste final de semana choveu o que estava previsto para todo mês de novembro. As ocorrências são muitas, desde alagamentos, deslizamento de terra a motoristas com carros quebrados em buracos. Por isso a prefeitura criou um plano de emergência para tampar esses buracos. Com essa chuva não podemos utilizar a areia molhada para tampar corretamente esses buracos, por isso estamos jogando pequenas pedras em todos eles. Quando passar iremos tampá-los corretamente com massa asfáltica – declarou o secretário

O coordenador da Defesa Civil municipal de Vitória, Júlio César Bicucci, declarou que toda a equipe está empenhada em atender as ocorrências recebidas. Já foram cerca de 70 desde sábado. Júlio César Bicucci pediu que a população da capital prejudicada pela chuva tenha um pouco mais de paciência, pois a Defesa Civil está dando prioridade para os registros de deslizamento de barreira por levar risco à população.

Além disso, o coordenador explica que a maioria dos atendimentos prestados é no alto dos morros, onde não há acesso de carros. Por isso a equipe acaba atrasando o trabalho. Os bairros mais críticos são Morro do Jaburu, Consolação, Forte São João, Morro do Quadro e Bairro Bonfim.

No início da noite, a ponte da passagem, sentido Centro-Goiabeiras, foi fechada por cerca de dez minutos por agentes de trânsito da prefeitura de Vitória, para que funcionários da secretaria de obras pudessem tampar os buracos que já estavam ficando profundo e prejudicando motoristas que passavam pelo local.