Com a conclusão das melhorias previstas no Programa Intensivo Inicial, a Concessionária RodoAnel iniciará a cobrança de pedágio no trecho Oeste do Rodoanel Mário Covas à 0 hora da próxima quarta-feira, dia 17 de dezembro. O valor da tarifa será de R$ 1,20 para carros de passeio e veículos comerciais. Caminhões e ônibus pagarão esse valor por eixo. É importante ressaltar que, independente da quantidade de praças e do trecho percorrido, o usuário só pagará uma única vez, na saída do Rodoanel.
Entre os dias 12 e 16 de dezembro será realizada a “Operação Assistida”, etapa de teste nas praças de pedágio em que será simulado o processo de arrecadação, sem a cobrança efetiva da tarifa. O usuário passará pela cabine da praça de pedágio e receberá da equipe de arrecadação um folheto informando a data de início da cobrança e o valor da tarifa.
Localização das praças
Praça 1 – km 0 / Raimundo Pereira de Magalhães (interna)
Praça 2 – km 3,6 / Bandeirantes (interna)
Praça 3 – km 3 / Bandeirantes (externa)
Praça 4 – km 7 / Anhanguera (interna Sul)
Praça 5 – km 6,7 / Anhanguera (interna Norte)
Praça 6 – km 6 / Anhanguera (externa)
Praça 7 – km 15,6 / Castello Branco (interna)
Praça 8 – km 14 / Castello Branco (externa)
Praça 9 – km 21 / Padroeira (interna)
Praça 10 – km 19,5 / Padroeira (externa)
Praça 11 – km 24,7 / Raposo Tavares (interna)
Praça 12 – km 24 / Raposo Tavares (externa)
Praça 13 – km 25,3 / Régis Bittencourt (externa)
Concessão do Trecho Oeste do Rodoanel Mário Covas
A licitação do Trecho Oeste do Rodoanel ocorreu no dia 11 de março deste ano, sendo que o critério de seleção foi o da menor tarifa ofertada. A Concessionária RodoAnel
venceu a licitação com um deságio de 61% sobre a tarifa teto estipulada em edital, e assumiu a operação do trecho em junho.
A concessionária pagou uma outorga de 2 bilhões de reais ao governo do Estado de São Paulo (integralmente revertido para as obras do Trecho Sul do Rodoanel), e também investirá 804 milhões de reais em obras de ampliação e melhorias do Trecho Oeste.
Para a operação do Trecho Oeste foram gerados cerca de 500 postos de trabalho e outros 1.000 empregos indiretos serão criados, o que contribui diretamente para o desenvolvimento dos sete municípios cortados por esse trecho do Rodoanel: São Paulo, Embu, Cotia, Barueri, Carapicuíba, Osasco e Santana de Parnaíba.
Principais obras
Entre os investimentos a serem feitos pela concessionária no Trecho Oeste constam obras que buscam acompanhar o crescimento de tráfego, entre elas a implantação de vias marginais entre as interseções da saída Padroeira e rodovia Raposo Tavares, e a construção de faixa adicional (5ª faixa) entre os trevos das rodovias Castello Branco e Raposo Tavares. Também serão feitas obras de recuperação de seis quilômetros da marginal de Carapicuíba, construção de três passarelas e melhorias nos acessos da rodovia Castello Branco e na interseção de Padroeira.
Operação
No primeiro ano de vigência do contrato a concessionária instalará um Centro de Controle Operacional para monitorar todo Trecho, dois postos de Serviço de Atendimento ao Usuário e dois postos da Polícia Militar Rodoviária. Serão implantados sistemas de comunicação, controle e fiscalização com a instalação de radares, praças de pesagem, rádio telefonia, call boxes, painéis de mensagens, detector de neblina, estação meteorológica e câmeras de monitoramento de tráfego. Guinchos, veículos para inspeção de tráfego e apreensão de animais, ambulâncias e viaturas para a Polícia Militar Rodoviária serão colocados à disposição.
O Serviço de Atendimento ao Usuário deverá alcançar os níveis de exigência que constam no edital de concessões. Assim, os primeiros socorros e o atendimento médico serão feitos em até 10 minutos e a presença de guincho e socorro mecânico deve ocorrer em até 30 minutos.
Rodoanel Mário Covas
O anel viário foi concebido para interligar as principais rodovias que chegam à capital paulista, e permitir que o tráfego de passagem, especialmente o transporte de cargas, não entre nas ruas e avenidas da cidade. Sua extensão total é de 170 quilômetros divididos em quatro trechos:
Oeste: tem 32 km de extensão e a obra, executada pela Dersa, foi entregue em outubro de 2002; liga as rodovias Régis Bittencourt, Raposo Tavares, Castello Branco, Bandeirantes e Anhangüera.
Sul: em obras, o trecho é uma importante ligação entre a região do ABC e o Porto de Santos. A conclusão está prevista para abril de 2010 e estima-se que, juntos, os trechos Sul e Oeste reduzirão em cerca de 43% o movimento de caminhões na marginal do rio Pinheiros e em 37% na avenida dos Bandeirantes.
Leste e Norte: em projeto.
A ARTESP é responsável pela fiscalização da concessão.