De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), serviços estão sendo realizados no sistema ‘Pare-e-Siga’, e devem ser finalizados em 30 dias
Usuários que trafegam entre os Estados de São Paulo e Minas Gerais, por meio da BR-459, devem ficar atentos às obras de recuperação emergencial de taludes, no km 6, que está no sistema operacional ‘Pare-e-Siga’, até meados de maio, de acordo com técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que vistoriaram os trabalhos na semana passada.
Desde fevereiro, o tráfego de veículos é feito por meio do sistema ‘Pare-e-Siga’, no qual os veículos, de até 3 eixos, passam um de cada vez por sentido, sem restrição de horário (24 horas por dia). O procedimento é necessário para que as equipes possam executar os serviços dentro dos parâmetros técnicos e de segurança exigidos.
Deslizamentos
Segundo o Dnit, os serviços estão sendo realizados após deslizamentos parciais de encostas, que obstruíram totalmente a BR-459, em 20 de janeiro deste ano. Na ocasião, chuvas intensas ocorridas durante vários dias, em volume acima da média prevista para o período, ocasionaram a interrupção temporária do tráfego.
A medida foi adotada pelo DNIT com o fim de preservar a integridade física das pessoas e veículos, que rotineiramente fazem o percurso entre a Mesorregião do Vale do Paraíba Paulista e os circuitos turísticos Caminhos Gerais, Serras Verdes do Sul de Minas e Caminhos do Sul de Minas.
“O trabalho das equipes do DNIT tem feito a diferença pra finalizar a obra nos próximos 30 dias. Estamos dependendo também da paralisação das chuvas, porque a BR-459 é muito importante na ligação de São Paulo com Minas Gerais”, disse o superintendente Regional, Peterson Ruan Aiello do Couto Ramos.
Segundo o Dnit, será investido cerca de R$ 1,9 milhão na estabilização dos taludes acidentados, e a previsão é de que a pista esteja totalmente liberada (sem a restrição parcial do sistema ‘Pare-e-Siga’) dentro de 30 dias.