RECUPERAÇÃO: Obras na Estrada da Graciosa, no Paraná, devem ficar totalmente concluídas em setembro. Neste mês, DER vai liberar cinco trechos. Foto: Rodrigo Felix Leal

De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), serviços estão sendo feitos em 5 pontos diferentes da via. PR-410 deve ficar totalmente pronta até setembro, caso as condições climáticas sejam favoráveis

As obras emergenciais na Estrada da Graciosa (PR-410) devem ficar totalmente finalizadas até setembro deste ano. Por enquanto, segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), apenas cinco trechos da via devem ser concluídos neste mês, caso as condições climáticas sejam favoráveis.

Segundo o DER, no km 12, com o dano acima da pista, já foram concluídos os serviços de grampeamento e implantação de drenos e, agora, é feita instalação das telas metálicas de alta resistência. Mais alguns dispositivos de drenagem serão executados na sequência, com frente de trabalho prevista para encerrar ainda este mês.

KM 12: De acordo com o DER, no km 12, com o dano acima da pista, já foram concluídos os serviços de grampeamento e implantação de drenos e, agora, é feita instalação das telas metálicas de alta resistência. Foto: Rodrigo Felix Leal

Já no km 11+600, também acima da Graciosa, estão sendo instalados os grampos com injeção de cimento para formar estacas verticais. Logo iniciarão o muro e viga de coroamento, seguidos pela escavação de talude e solo grampeado neste ponto mais alto do local danificado, que deve ser o segundo finalizado em agosto.

No km 11+200, abaixo da pista, estão quase prontos os serviços no primeiro talude, mais próximo ao pavimento, que incluíram concreto projeto sobre telas metálicas. Outros três taludes no mesmo ponto serão trabalhados, devem ser entregues até o final de setembro.

No km 8, estão sendo finalizados os grampeamentos nos três taludes danificados, também acima da pista, e a instalação de drenos. Na sequência serão instaladas as telas metálicas de alta resistência e mais dispositivos de drenagem, finalizando com a hidrossemeadura em setembro.

KM 8: No km 8, estão sendo finalizados os grampeamentos nos três taludes danificados, também acima da pista, e a instalação de drenos. Foto: Rodrigo Felix Leal

E no km 7, onde os danos abaixo da pista chegaram a provocar rachadura no pavimento, está em execução o novo muro de contenção, com telas metálicas e concreto projetado, com o local para ser entregue no meio de setembro.

KM 7: No km 7, onde os danos abaixo da pista chegaram a provocar rachadura no pavimento, está em execução o novo muro de contenção, com telas metálicas e concreto projetado. Foto: Rodrigo Felix Leal

De acordo com o DER, o trecho permanece em operação ‘Pare-e-Siga’, entre os km 7 e 8, e do km 11 ao 12, com a rodovia aberta 24 horas por dia, exceto em caso de chuvas fortes ou períodos prolongados de chuva, quando o trecho é interditado preventivamente.

Ainda de acordo com o Órgão, como os taludes continuam encharcados, e ainda não há proteção vegetal nos pontos danificados, estes ficam mais suscetíveis a novos danos durante o andamento da obra. Uma equipe de mais de 100 colaboradores atua no trecho, com frentes de trabalho diurnas em todos os pontos e frentes noturnos no km 8, km 11+200 e km 12. Mais informações no site do DER.