NOVO TREVO: Daer entrega ao tráfego o novo trevo do Acesso Norte a Cruz Alta, na ERS-342, no Rio Grande do Sul. Foto: Divulgação

De acordo com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), obra tem como objetivo organizar o fluxo de veículos e proporcionar mais segurança aos usuários

O trevo do Acesso Norte a Cruz Alta, na ERS-342 com 1,3 quilômetro de extensão, foi entregue ao tráfego no início de março e compreende a interseção entre o km 153,5 e km 154,8, de Ijuí e Cruz Alta, no Rio Grande do Sul, de acordo com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).

Ainda de acordo com o Daer, a obra teve investimento de R$ 7 milhões. Com a entrega, é atendida uma demanda antiga da comunidade por mais segurança para o trecho, que costumava ser um local de risco, com alto número de acidentes.

Para o governador do estado, Eduardo Leite, a entrega da obra é uma conquista da comunidade, que se mobilizou e fez o governo gaúcho entender a obra como uma prioridade. “Foi feito um investimento robusto que vai servir principalmente para salvar vidas, porque o acesso da maneira como era antes exigia que o cidadão atravessasse a pista de maneira insegura, colocando a si mesmo e aos outros em risco. É um legado importante que vai ficar para a sociedade de Cruz Alta e de toda a região”, destacou.

Fluxos opostos

Na opinião do diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, explicou que as principais mudanças foram a implantação de retornos no trecho, com separação dos fluxos opostos. “Além disso, o trânsito local foi direcionado através de faixas de aceleração e desaceleração para garantir um retorno seguro aos usuários deste ponto da estrada”, disse.

A obra também representa uma melhoria para a logística agrícola da região, já que o trecho é um corredor vital para o escoamento da produção de grãos das regiões Noroeste e Missões até o porto do Rio Grande via BR-158.

De acordo com o secretário Costella, a obra foi projetada de forma a atender as necessidades de uma futura ampliação na rodovia. “Esse trecho era um sonho da comunidade e hoje é uma realidade, além de trazer consigo uma antecipação, porque há um estudo de viabilização de terceiras faixas e de duplicação da ERS-342 entre Ijuí e Cruz Alta e não será necessário mexer mais nesta interseção em um futuro breve”, explicou.