NOVOS RADARES: 13 novos radares começam a multar infratores, a partir do dia 24 (quarta-feira), em seis rodovias do interior paulista. Na SP-310 (foto), serão cinco equipamentos. Foto: Divulgação/Eixo SP

Condutor que desobedecer ao limite de velocidade estabelecido para as rodovias, será autuado; equipamentos estão instalados em seis rodovias administradas pela concessionária Eixo SP

Aumentar a segurança dos usuários que trafegam em seis rodovias do interior de São Paulo. Esse é um dos principais objetivos dos 13 novos radares que começam a autuar os condutores infratores, a partir de 0h de quarta-feira (24).

De acordo com a concessionária Eixo SP, responsável pelo Lote PiPa, os novos equipamentos foram homologados pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER),  e estão instalados na Washington Luís (SP-310), entre os km 161+300, em Cordeirópolis (SP), e 180+350, em Rio Claro (SP). Neste trecho, serão cinco novos radares em operação (veja relação abaixo).

Outras três rodovias terão dois equipamentos em funcionamento em cada uma. Na Luiz de Queiroz (SP-304), em Piracicaba (SP), entre os km 169+320 e 170+200; n. Na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-225), os aparelhos estão nos km 180+050 e 181+700, no trecho urbano de Jaú (SP); e na César Augusto Sgavioli (SP-261), em Pederneiras (SP), nos km 151+600 e 152+100.

Por fim, os outros radares estão instalados na Irineu Penteado (SP-191), no km 82+620, próximo a Ipeúna (SP), e na Assis Chateaubriand (SP-425), no km 437, próximo ao trevo de acesso ao município de Indiana (SP).

Segundo a concessionária, outros equipamentos estão aguardando homologação do DER e o início de operação deve ser anunciado em breve.

De acordo com a coordenadora de Segurança Viária da Eixo SP, Viviane Riveli de Carvalho, a instalação e a operação dos equipamentos atendem a uma determinação do contrato de concessão, além de ser uma importante ferramenta para garantir a segurança do usuário por meio da fiscalização da velocidade máxima permitida na rodovia.

Localização dos novos radares

  • SP-191 – km 82+620 (pista sentido leste e oeste) – Ipeúna
  • SP-225 – km 180+050 (pista sentido oeste) – Jaú
  • SP-225 – km 181+700 (pista sentido oeste) – Jaú
  • SP-261 – km 151+600 (pista sentido norte e sul) – Pederneiras
  • SP-261 – km 152+100 (pista sentido norte e sul) – Pederneiras
  • SP-304 – km 169+320 (pista sentido leste) – Piracicaba
  • SP-304 – km 170+200 (pista sentido leste) – Piracicaba
  • SP-310 – km 161+300 (pista sentido sul) – Cordeirópolis
  • SP-310 – km 161+750 (pista sentido norte) – Cordeirópolis
  • SP-310 – km 164+600 (pista sentido sul) – Santa Gertrudes
  • SP-310 – km 176+400 (pista sentido sul) – Rio Claro
  • SP-310 – km 180+350 (pista sentido norte) – Rio Claro
  • SP-425 – km 437 (pista sentido norte) – Indiana

56 COMENTÁRIOS

  1. Não quer pagar multa, respeite as regras do CTB.
    Segurança para você e sua família ,ainda reclama.
    Em 95% dos locais instalados radares, se deve a alto índice de acidentes ou velocidades muito superiores a permitida.
    Se policie mais, reclame menos, a sociedade por todo agradecerá.

  2. Os valores altíssimos cobrados pelos pedágios deveriam ser revertidos, parte disso, ao municípios que também só cobram impostos, citando a nossa cidade de Jaú que oferece um asfalto e outros cuidados proximos do relativo abando. Asfaltos com buracos praticamente em todas as ruas. É uma vergonha o que fazem com a gente. Uma ideia séria ninguem mais pagar IPTU e depositar em conta judicial, com liberação após o trabalho ter sido feito. Indignação é o nome.

  3. Washington Luiz, de Mirassol a Araraquara andar na direita é cruel e perigoso devido a trepidaçao que tem no trecho e nada fazem pra melhorar, fazendo com que ônibus de passageiros trafeguem pela direita, pela SEGURANÇA e conforto dos passageiros. E quando encontram uma viatura rodoviária recebem uma multa por andar na esquerda ainda.

  4. Eu sou contra pois sou pobre,Então não adianta ter carro,moto, caminhão,com motor potente,se não pode passar muitas vezes de 90km por hora,fora a máfia das multas,pois se a pessoa tiver de morrer ,morre mesmo , andando 80 por hora,isso é roubar os pobres,pois os ricos , milionários tem conhecimento políticos, é só ligar pro diretor do Detram ,que tiram a multa na hora, já o pobre ,pode entrar com recurso que dificilmente vai conseguir ganhar o recurso, tendo que pagar as multas,pra pagar às mordomias dos políticos vagabundos no Brasil.

  5. Entendo que a velocidade deve ter um limite.
    Mas hoje os carros novos tem alto nível de segurança. Muitos saem de fábrica com motor turbo.
    Hoje 120km é uma velocidade pequena para esses carros . Os limites teriam que ser no mínimo de 140km em estradas . E também acho que os radares são colocados para multar em lugares sem necessidade.
    Concordo que em certos lugares seja preciso conter a velocidade mas não como está atualmente.
    É preciso rever esses limites.

  6. Vamos quebrar esse esquema de multas, a partir de hoje todos respeitam a velocidade e eles vão se ferrar, investiram dinheiro a toa, e aí topam???

  7. Concordo com colocação de radares, pois já fui parado duas vezes, por estar dentro da velocidade permitida, polícia rodoviária não para quem está acima da velocidade, então o melhor é radar.

  8. Fica tranquilo que trata-se de mais uma maneira de nos roubar….segurança nas estradas também inclui fornecer ao usuário das vias, segurança pública, combatendo os roubos e assaltos que tanto nos preocupam….

  9. Por deixar fazer carros que passem de 120kmh e só fazer carros com velocidade máxima de 100 kmh aí não tem problema nenhum e

  10. Para aqueles que só sabem falar besteira. Radar não é prá tirar dinheiro do povo. Radar é para por ordem na casa. Não quer ser autuado? Obedeça o código de trânsito. Não multar o infrator é o mesmo que não prender o criminoso.

  11. Nada contra radar. O problema é que os limites de velocidade, em algumas vias, são muito baixos. Houve evolução de pneus, freios, sistemas de segurança no automóvel, mas os limites são os mesmos há décadas. Na Bandeirantes (SP 348), o limite é 120 km/h, mas poderia ser 130. Na Washington Luís (SP 310), o limite é 110 km/h, mas poderia ser 120 e assim por diante.

  12. Falta a sp 50 de São José dos campos X sul de Minas.
    Muitos acidentes só no ano 2023.

  13. Porque na descrição do radar consta Km x+180, Km y + 600 o que significa isso

  14. Pessoal , o Governador Tarcísio está fazendo um Governo excelente, Enquanto ao radar também acredito que todos os Estados exageram nas estradas, mas se não fossem os radares e o medo de ser multado muitas vidas já teriam sido ceifadas por motorista imprudente, É só andarem com calma e principalmente seguir as regras das leis de trânsito tenho experiência aqui na rodovia vicinal que liga Novo Horizonte a Ibirá . Muitos acidentes , mortes devido ser uma descida e motoristas passavam o dobro do permitido .Após instalação de radares os acidentes e mortes zeraram.Nada como seguir a lei .

  15. No Brasil a cultura ?
    Fazer dispositivo na lei para o cidadão pagar cada vez mais
    Eles só sabe Multar e não Educar.
    Já temos IPVA caríssimo e ( ninguém sabe pra onde vai o dinheiro)
    Temos o PEDÁGIO e maís a MÁFIA de Multas, se não bastasse na cidade e na estrada.

  16. isso é um absurdo e um roubo ao contribuinte, por que os radares que são colocados numa rodovia que é 100km/h colocam radares de 60Km/h exclusivamente para arrecadar multas e tirar CNH de motoristas menos desavisados.. logo entra em operação aqui na SP-294 onde colocaram mais de 30 radares e incluindo os de 60Km/h em descidas que é um absurdo para motoristas de caminhão;;;

  17. Radares fixos não resolve a situação, pois vc chega neles diminui a velocidade e depois acelera novamente, tem que implantar radares que medem de um ponto ao outro pra ver a média de velocidade, ai vai resolver, enquanto radar fixo é só pra arrecadar dinheiro.

  18. Os radares são colocados p enganar o motorista. Exemplo: a velocidade máxima da estrada e 100km/h. De repente muda p 90km/h por nada e colocam radar, depois muda p 80 km/h e colocam radar, muitas vezes não avisam da alteração de velocidade. Sempre p enganar o motorista.

  19. Só seguir as leis de trânsito jamais será multado
    Rodovias de 80 o povo anda a 140

  20. Simples assim tirar dinheiro do povo sempre foi fácil é só inventar a causa , nesse caso a segurança, quero ver eles investir pelo menos dez porcento desse capital em adequação de rodovias, sempre mal conservada.

  21. Eu acho estranho porque o governo nunca tirou um centavo do meu bolso com multa pois ando sempre com o carro regularizado e respeito as leis de trânsito e o limite de velocidade. Agora existe um pessoal que acha que é dono das estradas.

  22. Isso que o Doria fez conosco todas essas contratações sem licitação entregou tudo para China deputados por São Paulo tem que revogar essa ladroagem ninguém aguenta, é uma covardia com usuários principalmente caminhões. Dá nojo desse sistema…

  23. Seria legal se as fiscalizaçoes fossem para educar e prevenir e não mais uma forma de tirar dinheiro… Não vejo policiais abordando veículos cm luz queimada, pneus carecas… motoristas que não saem da esquerda, obrigando ultrapassagem pela direita…Só vejo policiais escondidos com radar para tomar dinheiro .. um absurdo…

  24. Se pelo menos se todas as estradas de São Paulo fossem tão boas aí eu até concordaria com os radares .
    Só que a gente paga pedágio, licenciamento,IPVA,e ainda seguro do carro que não é barato.
    Eu acho um absurdo com a quantidade de radares nas rodovias e pedágios.
    Do jeito que está indo não vamos mais viajar.
    Tudo muito caro.
    Meu Deus onde vamos parar.

  25. So im comentário basico, vcs ga fizeram as devidas inspeção de sinalização e asfaltos devidadebebte cuidados???
    Impor multa, sempre foi is caças niqueus dis governos estaduais, fazer as devidas inspeções , acaba sendo secundários.
    Na Raposo Tavares , em boa parte da rodovia, cobra-se pedagios, tem radares a 100/por hora e as sinalizações, está uma LASTIMA, viajar a noite e ainda com chuva, é arriscar a vida…( pq os politicos viajam de avião ou carros oficiais ( sem incomodar com radares).
    Ou seja, tirar dinheiro do bolso do contribuinte, quem ja paga IPVA caro e multar diante dessas velocidade de merdas, impostas por engenharia de 5a categoria, dentro de carro de ultima geração, modernos, sensores por todos os lados, automaticos e ter que trafefar por essas indecências de rodovias, ai, ninguem toma partido para impor rodovias duplas e bem sinaluzadas com manutenções periodicas…
    Mas…. impor limites de tartarugas e encger as rodovias de radares…… , ai, vcs são os bambambam…. encher os cofres…. com dinheiro alheios…

    • Nós somos um portal de rodovias e não temos nenhuma receita com isso. Na prática mantemos um serviço gratuito, as nossas expensas, porque somos ligados a entidades de vítimas de trânsito. Portanto, suas reclamações devem ser feitas diretamente aos órgãos responsáveis pelos trechos que você critica.

      • Por ser ligados entidades de vítimas de trânsito é que deveriam cobrar muito a melhor manutenção destas rodovias , que teria um melhor resultado do que implantar radares (( caça níquel)).

  26. Não confio nestes radares se forem únicos pois se você está sendo ultrapassado por algum outro veículo ou moto em alta velocidade você pode ser autuado injustamente, desta forma é melhor andar com o GPS ligado para poder provar sua velocidade.

  27. Se mantiverem a velocidade da estrada tudo bem, mas pregarem armadilhas com redução da velocidade próximo aos radares como ocorre em muitos lugares e em várias estradas aí é sacanagem visando arrecadação…

  28. Aumentar a segurança ou a arrecadação e encher os cofres da concessionária?

  29. É sempre bom termos maneiras de preservar vidas, evitando acidentes, porém, nem sempre esses RADARES são instalados com esse objetivo, e, sim como possibilidade de aumentar o faturamento dos COFRES PUBLUCOS, tomara que funcionem para o bem

  30. Sou totalmente a favor de radares para controle de velocidades nas estradas, se com eles já fazem tantos abusos, imagine sem eles !

  31. Não tem nada a ver com controle de velocidade, a intenção é fazer bilhões com multas, se a população obedecer e a arrecadação cair, eles diminuem a velocidade máxima da via.

  32. Gostaria de saber:

    a) quanto custou cada radar;

    b) a quem pertence estes equipamentos;

    c) a quem compete a manutenção desses equipamentos;

    d) a quem compete a calibração desses equipamentos;

    e) qual órgão será responsável pela cobrança das multas aplicadas;

    f) a destinação detalhada dos recursos oriundos das multas aplicadas;

  33. O povo não tem mais direito a nada a não ser pagar as contas desses políticos marginais. E ainda gozam na nossa cara. O Tarcísio já começou a mostrar o que ele veio fazer. Tapeou o povo inclusive eu que fui seu eleitor. São todos mentirosos. Prometem mundos e fundos depois que está no poder são traíras.

    • Realmente esses governantes só pensam na TIR taxa interna de retorno. Se eu aprovar isso qual vai ser o retorno. Minha mulher outro dia ficou presa em um congestionamento que é normal no rodoanel e não tem um ponto de apoio aos usuários. Baheiro ou telefone. Eles sabem cobrar mas não sabem dar nada em troca. Como diz o Datena só no nosso. Eles vão de heli se precisar cagam na nossa cabeça.

  34. Poderiam corrigir o texto logo no seu início onde foi escrito “começam a atuar os condutores infratores, a partir de 0h de quarta-feira (24)” substituindo a palavra “ATUAR” pela palavra “AUTUAR”!

    • Preocupados com segurança???!!!
      Trata-se de um estelionato legalizado pela máfia estatal, e até aí nós não temos como fazer muita coisa, mas subjugar nossa capacidade de raciocínio, aí já é demais…
      Se fosse reduzido o número de parasitas pendurados na maquina pública, não precisariam roubar tanto.
      E sabemos que o nosso estado tem muitos órgãos que nada mais são do que meros cabides de emprego pra incompetentes que morreriam de fome se tivessem que disputar empregos na iniciativa privada….

    • Se não fossem as ” pegadinhas” seria bem legal , mas a velocidade da via é 100 ou 110 aí aparece um radar a 60 , tome a Regis Bitencourt por exemplo pura piada.

  35. Seguradoras não deveriam renovar seguro dos carros de motoristas que tivessem multas em rodovias por excesso de velocidade acima de 120 km/h , nenhuma seguradora. O motorista ficaria sem poder fazer o seguro de carro nenhum mais que tivesse.

    • Nossa, me fala de algum motorista q anda abaixo da velocidade? Deveria filtrar por acidente, antecedentes criminais, embriagues. Pega do km 190 da castelo branco e vai até o final dela no 315 a 120km/h, parece q está a 20km/h. Deveria sim ter as pistas onde pode andar a 160km/h. Brasil, uma fábrica de multas

  36. O que eles sabem fazer é isso tirar de todo jeito o dinheiro do povo pagador de impostos carissimos.Ve se eles melhora as rodovias asfaltos irregulares buracos apoio pro cidadao seguranca nada disso agora tirar do bolso da gente eles arruma jeito facil.

    • Ótimo pra nossa segurança seria rodovia duplicada, bem sinalizadas, sem buracos e com acostamento.

    • Não, é simplesmente arrecadatorio, wsses radarecs são do tipo, fixo, portanto, não pidem fiacalizarem a velocidade da via, devem ter estudos para fiscalizarem locais pontuais, que exijam redução de velocidade, teve redução? não né? então é pegadinha, porque isso de andar em uma velocidade constante, é invenção desses malucos, por isso tiramos CNH, todos tem sim liberdade, devendo reduzir em locais mais perigosos, e é isso que diz o código de trânsito, então deveria ser usado radar móvel, estando ele visível, porque? para o condutor ver e reduzir a velocidade, e as velocidades estabelecidas são muito abaixo do ideak3

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