TROTES: Em 2019, o CCO que cuida da operação da Via Dutra (BR-116, entre São Paulo e Rio de Janeiro, recebeu mais de quatro mil trotes. Foto: Divulgação

De acordo com a NovaDutra, responsável pela administração da rodovia, prática prejudica o atendimento a ocorrências reais

Levantamento da Concessionária aponta que entre janeiro e dezembro do ano passado, o Centro de Controle Operacional (CCO) recebeu 4.453 ligações de trotes. O número é 112% maior quando comparado com igual período de 2018, quando foram registradas 2.098 ligações. O maior número de trotes aconteceu via callbox, com 3.452 chamadas (78%). Os outros 22% foram de ligações via Disque NovaDutra. A maioria dos trotes acontece através de números restritos ou de diferentes locais do país.

Callbox

A região do Vale do Paraíba foi a que registrou o maior índice de ligações de trotes – 1.312 no total. Todas elas via callbox. O equipamento ‘campeão’ está localizado em Queluz, no km 7,6, com um total de 109 chamados. Na sequência, aparece o Sul Fluminense com 957 trotes e a Baixada Fluminense com 517 ligações. Na Grande São Paulo foram registradas 449 ligações. Já o Alto Tietê registrou o menor índice, com 208 ligações.

Treinamento

Todas as ligações são recebidas no CCO da NovaDutra. Os colaboradores são treinados para identificar esse tipo de chamada que pode prejudicar o atendimento de uma ocorrência real. “O CCO trabalha 24h por dia para atender chamados de socorro médico e mecânico dos usuários que estão em viagem pela rodovia. Os atendentes estão atentos a tudo o que acontece na rodovia, prontos para acionar as equipes quando necessário”, reforça Virgílio Leocádio, gestor de Atendimento da NovaDutra.

Serviço

O serviço de atendimento ao usuário da NovaDutra está disponível nos 402 quilômetros da rodovia. É por meio dele que podem ser feitos os pedidos de socorro médico e mecânico. As solicitações podem ser feitas via callboxes, presentes a cada quilômetro da rodovia ou pelo celular, de maneira gratuita, através do serviço do Disque NovaDutra 0800 017 35 36, que chega a receber uma ligação a cada dois minutos, em média.