O túnel para passagem de animais e escoamento de águas fluviais sob a rodovia Mogi-Bertioga (SP-98) ficará pronto na próxima semana, segundo os funcionários da empresa Construtúnel, que está executando os serviços. A passagem com 2,40 metros de diâmetro e 25 metros de extensão foi uma exigência do Instituto Florestal, órgão vinculado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente.
De acordo com os operários da Construtúnel, a obra poderia ser concluída até sexta-feira, porém os trabalhadores se depararam com uma rocha no trajeto da passagem. E, para remover a pedra no trecho final da passagem, a empresa contratada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) necessitou de um compressor. A máquina começaria a ser utilizada na tarde de ontem: “Faltam pouco mais de seis metros para a conclusão da passagem e a rocha acabou atrasando o término”, disse um dos funcionários da Construtúnel, que pediu para não ter o nome revelado.
Ele comentou que, tão logo a passagem fique pronta, os animais deverão usar o acesso para ir de um lado para o outro da rodovia, o que hoje é quase impossível na área, onde está sendo aberto o túnel: “Desde que iniciamos a abertura da passagem, já vimos alguns veadinhos que saem da mata para tomar água na represa que se formou do outro lado da estrada. Tenho certeza de que quando o túnel ficar pronto, será bastante utilizado pelos animais”, acrescentou.