O Governo uruguaio decidiu iniciar um plano para atrair turistas de outros países da região durante o verão, principalmente o Brasil, para compensar a queda no fluxo de argentinos, causada pelos bloqueios nas estradas, onde ambientalistas protestam pela construção de duas fábricas de celulose na fronteira.
Além de promover as praias, o Ministério do Turismo oferecerá uma série de vantagens aos turistas que chegarem por conta própria. Cada carro que entrar no Uruguai durante o verão vai ganhar um tanque de combustível.
Os supermercados e lojas das áreas turísticas darão descontos aos turistas estrangeiros, abatendo o custo dos pedágios pagos e o equivalente a 9 pontos do IVA (Imposto ao Valor Agregado) das suas compras. Os visitantes também poderão pagar os pedágios com a moeda de seu país de origem.
Segundo a vice-ministra de Turismo, Lilián Kechichián, já estão praticamente prontas as medidas. Ela disse à imprensa de Montevidéu que tem trabalhado para incentivar o mercado brasileiro.
O turismo brasileiro cresceu nos últimos cinco meses quase 17% e está atingindo bons níveis, segundo a vice-ministra.
Os cortes de estradas por parte de ambientalistas argentinos no verão passado geraram grandes perdas ao Uruguai. O Governo avaliou o prejuízo em US$ 500 milhões.