PORTO SEGURO, A PREFERIDA: Os turistas da Região Sudeste escolheram o Rio Grande do Sul e a Bahia para visitarem em 2020. Fotos: Divulgação

Dados de uma pesquisa do Ministério do Turismo com agências de viagens mostram a preferência para 2020

As praias baianas, a serra e os vinhedos gaúchos são alguns dos locais preferidos pelos turistas da região Sudeste do país. Pelo menos essa é a constatação de uma pesquisa feita pelo Ministério do Turismo com agências de viagens de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Segundo constatou que os turistas da região Sudeste do país têm preferência pelos atrativos turísticos dos estados da Bahia e do Rio Grande do Sul para o verão 2020.

A maioria prefere curtir o sol e as praias (46,2%), enquanto uma outra parcela dos viajantes (17,9%) busca no turismo cultural o gosto pelas viagens. O levantamento revelou ainda que quase metade dos turistas (48,4%) irá viajar em família.

De acordo com o Ministério do Turismo, cada vez mais nota-se a participação dos turistas da região Sudeste no crescimento do turismo no Brasil e dos empresários que pretendem investir ainda mais neste setor.

CARTÃO-POSTAL: Visita obrigatória em Salvador é o Farol da Barra ou Farol de Santo Antônio, localizado na antiga ponta do Padrão, atual Ponta de Santo Antônio, em Salvador (BA). O farol primitivo foi o segundo existente em todo o continente americano, antecedido somente pelo farol do antigo Palácio de Friburgo no Recife (PE).

O estudo é realizado semestralmente, e visa avaliar a percepção de desempenho, no cenário atual e futuro, das agências e operadores turísticos, além de identificar o comportamento do consumidor sob a perspectiva dos empresários para os períodos de alta temporada.

Com base nessa pesquisa, o Estradas.com.br traz como dicas para essa semana alguns destinos na Bahia e no Rio Grande do Sul.

Vinho

A arquitetura, a história e a gastronomia típica da imigração italiana constroem o ambiente de aconchego e hospitalidade na paisagem deslumbrante da serra gaúcha. As encostas desenhadas pelos vinhedos e as charmosas instalações das vinícolas, que abrem suas portas e recebem, como ninguém, para a experiência mais tradicional e atraente do mundo: a degustação dos vinhos e espumantes, a harmonização e a gastronomia, acompanhadas da alegria das manifestações artísticas. O relevo e os rios de corredeira garantem a emoção da aventura, as pequenas cidades e os roteiros rurais a volta ao passado, ao sabor e à simplicidade das antigas colônias.

Flores da Cunha

A região possui uma economia bastante forte, mas sua característica essencial é a beleza da terra e a simplicidade de sua gente.

Um aspecto relevante do município é a preservação das tradições culturais, herdadas dos imigrantes italianos, fundamentadas na língua, na gastronomia, na música, na religiosidade, nos usos e costumes e nos demais elementos da cultura da imigração da região nordeste do Rio Grande do Sul.

FLORES DA CUNHA: Esse visual é bem comum na região de Flores da Cunha. O cenário da foto foi feito na Adega Luiz Argenta, considerado um importante produtor de vinhos. Foto: Aderlei de Souza

As belezas de Flores da Cunha, aliadas ao posicionamento geográfico, podem ser apreciadas nos altos montes, vales, cascatas, no Rio das Antas, em suas praças repletas de flores e nas numerosas parreiras.

Os turistas têm à disposição cinco roteiros: Apromontes (roteiro de visitação e degustação às vinícolas da rota), Caminhos da Colônia (roteiro enogastrônomico que percorre o interior de Flores da Cunha e Caxias do Sul) a Melhor Idade (roteiro com atrações para pessoas acima de 60 anos), Compassos da América (roteiro rural) e a Rota Vales da Serra (roteiro integrado dos municípios de Antonio Prado, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Nova Pádua, Nova Roma do Sul e São Marcos).

Além disso, há um importante calendário de eventos com destaque para a Feira de Inverno; Corpus Christi e Romaria ao Frei Salvador, Rodeio Crioulo Nacional, Festa Colonial da Uva, Festa Nacional da Vindima, Natal, Festa da Gruta, Festa da Colônia e o Encontro do Rancho Móvel.

Os pontos turísticos também são destaques: Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes, Campanário, Museu e Arquivo Pedro Rossi, Praça da Bandeira, Parque da Vindima Eloy Kunz, Eremitério ao Frei Salvador, Camping da Vindima, Parque da Gruta, Praça Regional da Uva, Mirante Gelain e Mirante Gaio.

Bento Gonçalves

Escolhida pelo Ministério do Turismo como um dos 65 polos indutores de turismo do Brasil, a Capital Brasileira da Uva e do Vinho tem na hospitalidade uma de suas características mais marcantes. Bento Gonçalves recebe muitos visitantes interessados no clima romântico da serra, no bom vinho e farta gastronomia herdada dos imigrantes italianos.

Além disso, a cidade tem roteiros que combinam enoturismo, história, gastronomia e experiências exclusivas do período da vindima, que provam que a Serra Gaúcha não é um destino só de inverno.

A cada ano, Bento Gonçalves recebe mais e mais turistas de toda as partes do Brasil. Mas, em 2020, será a vez dos que residem na região Sudeste. O enoturismo é o principal atrativo do destino, mas não a única opção. Além dos passeios em meio aos parreirais, das mesas fartas e a vida no campo, o turista pode – e deve – provar vinhos e se inteirar das heranças culturais dos imigrantes que fizeram esse destino ser o que ele é hoje.

CONTATO DIRETO: Grupo de jornalistas faz uma “viagem” pelos parreirais de propriedade rural, em Bento Gonçalves. Foto: Aderlei de Souza

A cidade sedia eventos importantes no segmento vitivinícola, como a Avaliação Nacional de Vinhos, o maior evento do gênero no ramo da vitivinicultura e também o Concurso Internacional de Vinhos do Brasil.

As temperaturas tipicamente europeias que chegam a até três graus negativos no inverno e 36º C no verão, proporcionam um espetáculo magnífico da natureza. As quatro estações bem definidas garantem também uma mescla de paisagens, que incluem os vales bordados de parreirais no verão, o colorido bucólico do outono, as frias manhãs de inverno com os vales cobertos de geada e o exuberante colorido da primavera.

Bahia

Os turistas do Sudeste são vidrados pela Bahia. Pelo menos é o que mostrou o levantamento, no qual aponta que metade dos visitantes que chega à Bahia tem procedência do sudeste. O destino preferido deles é Porto Seguro, na Costa do Descobrimento.

QUERIDINHO: O Morro do São Paulo é sem sombra de dúvida, um dos locais preferidos pelos turistas que desembarcam na inesquecível Bahia.
Afinal, são praias paradisíacas, natureza intocável, mar de água quente e de cor esverdeada. Assim é Porto Seguro, no Sul da Bahia, um destino de descanso e, ao mesmo tempo, de muito agito; além de ser a preferida dos mineiros.
Por incrível que possa parecer, há quem marque presença em todas as temporadas de férias e carnaval nas dezenas de praias da cidade, que engloba os distritos de Arraial d’Ajuda, Caraíva e Trancoso no cardápio de paraísos que merecem ser visitados.
São 14 praias que os turistas podem visitar; a maioria semi desertas, em um cenário que inclui trilhas em meio à Mata Atlântica que dão acesso a algumas das praias. As que ficam no perímetro urbano são as mais visitadas da cidade, com destaque para as praias da Concha, Resende, Tiririca, e Ribeira. Entre as mais afastadas, estão a Prainha, Jeribucaçu, Engenhoca, Havaizinho e Itacarezinho, mas que também são bastante frequentadas.

Morro de São Paulo

Povoado mais famoso do município de Cairu, no Baixo Sul da Bahia, Morro fica na Ilha de Tinharé, no arquipélago que leva o mesmo nome, a 60 quilômetros ao sul de Salvador. Recebe, anualmente, cerca de 200 mil visitantes. Vale a pena visitá-la.

Onde ficar

Quality Hotel & Suítes São Salvador

CONFORTO: O Quality Hotel São Salvador oferece suítes para todas as necessidades, seja para uma pessoa, para um casal ou para a família.

Localizado entre a orla da capital baiana e a Avenida Tancredo Neves, o Quality Hotel & Suites São Salvador é ideal para atender aos turistas que desembarcam na capital baiana. Conforto é o que não falta e excelente localização.

Além disso, o hotel conta com apartamentos modernos e confortáveis e centro de convenções com capacidade para 800 pessoas, além de serviço de quarto 24hs, wi-fi, restaurante, fitness center e estacionamento gratuito para hóspedes.

ÁREA DE LAZER: Completa – com ampla piscina, bar, deck e sauna – a área de lazer é feita para dar muita comodidade aos hóspedes.

A área de lazer também é outro destaque do hotel. Para quem gosta de desfrutar de piscina, o São Salvador é perfeito. Assim para àqueles que gostam de malhar. A sala de ginástica é completa.

Pets

Um boa notícia para quem não larga de seu cãozinho ou gatinho: o Quality Hotel $ Suítes São Salvador aceita seu pet com custo adicional. As reservas podem ser feitas online e o café da manhã está incluso na diária. Veja mais detalhes sobre sua estadia no site: https://www.atlanticahotels.com.br/qualityhotelsaosalvador/ e pelo telefone (71) 3617-3300.

Pousada do Chalé – Bento Gonçalves

Localizada muito próxima ao centro de Bento Gonçalves, a Pousada do Chalé dispõe de 17 apartamentos em três distintos chalés, com cinco diferentes categorias, oferecendo assim diversas opções de hospedagem.

INTERAÇÃO: A sala de café da manhã permite que o hóspede interaja com seus colegas, enquanto saboreia os quitutes oferecidos.

A localização é privilegiada. A pousada está a dois quilômetros do centro da cidade. Para sua comodidade, o WiFi e o estacionamento privativo estão disponíveis, ambos gratuitos.

Os quartos são bem iluminados e possuem piso de madeira, ar-condicionado, mesa de trabalho, TV de tela plana a cabo, frigobar e banheiro privativo com chuveiro de água quente.

Você pode saborear diariamente o bufê de café da manhã disponível na sala de refeições, que inclui uma variedade de frutas da estação, pães e frios, bem como uma seleção de bebidas quentes e frias.

SOFISTICAÇÃO: A pousada do Chalé tem riqueza de detalhes, que expressam o bom gosto e a privacidade.  

A pousada também dispõe de churrasqueira e recepção 24 horas. O Aeroporto Internacional de Caxias Do Sul fica a 35 quilômetros de distância. Informações: https://www.pousadadochale.com.br/ e (54) 3452-2763 (54) 9 9977-7132 (WhastApp)

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui