PLANEJAMENTO: Secretaria de Turismo (Setur) de Ubatuba elaborou planejamento estratégico, que prevê operações até final de 2024. Foto: Divulgação/Alexandre Rodrigues

Secretaria de Turismo (Setur) do município elaborou planejamento estratégico, que prevê operações até final de 2024

Com o propósito de garantir a eficácia e o ordenamento do Turismo em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, a Secretaria Municipal de Turismo (Setur) elaborou um plano de ação para estabelecer o cronograma que deve ser seguido pela pasta até o final da gestão, em 2024.

O documento, que divide os segmentos de atuação, estabelece responsáveis e prazos, foi elaborado pelo secretário de Turismo, Sérgio Carvalho, junto com sua equipe, e aprovado pelo prefeito Marcio Maciel.

Todo esse processo terá início a partir dos fóruns setoriais, com toda a cadeia produtiva do Turismo no município, estabelecendo um calendário de reuniões por meio de fóruns que está em fase final de elaboração, mas que deve começar a partir da próxima semana.

Plano de ações

O planejamento tem como objetivo a aplicação da gestão pautada por ações institucionais e econômicas de curto e médio prazos e que contemplem a inovação e o reordenamento das políticas da gestão do turismo municipal, por meio da estruturação, ordenamento, reorganização e (re)alinhamento dos programas públicos do setor turístico municipal e de toda a sua cadeia produtiva econômica, estruturando e implementando diversos programas, tais como “Programas e Projetos de Comercialização Turística”, “Programas e Projetos de Regionalização e Gestão Pública Descentralizada – Municipalização Turística”, “Governança e Desenvolvimento Integrado”.

Uma das estratégias para colocar o planejamento em prática é investir em ferramentas institucionais que resultem em ações de fortalecimento social, ambiental e econômico do município, desenvolvendo políticas públicas de forma participativa no segmento”, explicou Carvalho.

Com o lema “Pensar o futuro, agir no presente”, a Setur vê no planejamento a melhor maneira de consolidar ações consistentes e eficazes para contemplar todos os setores do Turismo, aliando as ações à sustentabilidade. “A principal meta será unir e fortalecer todas as bases econômicas ubatubense, ouvindo, discutindo e desenvolvendo e aplicando juntos as melhores soluções necessárias para o desenvolvimento sustentável do turismo e toda a sua cadeia produtiva”, acrescentou o secretário.

Além disso, também como parte deste cronograma, a pasta dará continuidade ao Plano Municipal de Turismo, documento que será finalizado em breve junto ao Conselho Municipal de Turismo (CMT). “Reconhecemos a importância do Plano Municipal de Turismo para Ubatuba e vimos que o documento é robusto e muito pertinente. Estamos planejando a conclusão o mais rápido possível e devemos realizar um evento para que possa ser apresentado para o trade e a comunidade”, destacou Carvalho.

NOVOS PLANOS: Secretário de Turismo, Sérgio Carvalho, mostra ao prefeito de Ubatuba, Márcio Maciel, plano estratégico para alavancar o turismo na região.Foto: Divulgação

Dados

Apesar de ser considerada a cidade brasileira que mais conseguiu aumentar o número de hospedagem entre 2019 e 2022, considerando o período de pandemia, ser considerada a mais bem colocada no ranking entre os 70 municípios classificados como estâncias turísticas no estado de São Paulo e por dois anos estar entre a lista de destinos mais procurados para os brasileiros nas festas de fim de ano, a cidade ainda trabalha para consolidar um modelo de turismo que não se prenda à sazonalidade.

O turismo é uma das únicas atividades econômicas que consegue desenvolver e envolver toda a cadeia empresarial do município, criando mais ocupações com menos investimentos como grande indutor de desenvolvimento econômico, em razão de seus efeitos multiplicadores sobre toda a economia, de segmento dinâmico e competitivo, e Ubatuba, como uma região turística diferenciada, apresenta uma ampla oferta de produtos e serviços que ainda carece de organização e gestão profissional, aliada a uma política de curto, médio e longo prazo que possibilitem a sua promoção, o seu marketing e seu desenvolvimento sustentável gerando benefício a sua comunidade”, finalizou Carvalho.

59 COMENTÁRIOS

  1. A taxa ambiental se faz necessária , desde que existam um retorno : os turistas que aqui vem na alta temporada chega a 1000.000 milhão de pessoas ; a cidade não suporta tanto lixo….a prefeitura tem que ter um plano quanto a isso, fora que a cidade está abandonada e tem que ser reerguida… não só pensando em turismo , mas principalmente em seus moradores…

  2. Parabéns pela taxa ambiental.
    Até porque tem muitos turistas que vêm a Ubatuba pra sujar as praias, sem o mínimo de noção em respeitar o meio ambiente.

  3. Ubatuba, de não fosse pelos turistas, seria uma cidade fantasma, atualmente podemos notar as ruas abandonadas, estradas esburacadas, alta criminalidade; e agora ainda tiveram a coragem de criar uma taxa ambiental que será caça níquel para manter a corrupção na cidade

  4. Impressionante como, ao ler a matéria, percebe-se que não há nada de efetivo no plano. Não passa de uma junção infinita de conceitos vagos sem exemplos práticos do que seria feito.

  5. Como morador de Ubatuba a taxa ambiental deve ser cobrada sim porque se as pessoas que vem para nossa cidade tivesse educação não seria nescessário , mas é um bando de mal educados que onde comem largam toda sujeira além de jogarem suas sujeiras por janelas de carros e depois vão embora , precisamos sim de turistas mas gente de bem não estes bandos de lixos humanos que devem morar curticos

  6. As administrações estão matando Ubatuba.
    Aumento da população, construção de mais prédios sem saneamento básico, praias sem lixeira e coleta de lixo, vias públicas esburacadas, mato crescendo em todos os lugares públicos, falta de fiscalização nas praias, praias as escuras com lâmpadas queimadas e outras sem iluminação.
    Até quando?
    Aonde isso vai parar?
    Com taxa ambiental e iptu altíssimo, onde está o investimento?
    Promessas não vão salvar Ubatuba.
    Providências já

  7. Precisa reparar os buracos das ruas da praia das Toninhas, assim como iluminação.

  8. Cadê o planejamento? Ubatuba quer pensar um turismo , tem que investir muito em infra estrutura,
    Já faz anos que a cidade está com um movimento muito maior de turistas praticamente o ano todo e a cidade parece que nunca anda….difícil entender!

    • A pesar de taxas de todos os tipos a orla do ce tro da cidade parece um bairro abandonado, em ruínas as e sem iluminação adequada

  9. Depois da taxa ambiental, foi um lugar que excluí das minhas viagens.
    Que morram de fome os comerciantes locais que nada fizeram contra essa exploração aos turistas.

  10. Concordo com todos os comentários acima e digo mais …se ocupem dos mendigos ,sem teto , com alguma ação social eficaz!

  11. O atual prefeito deve dar atenção a reclamação popular , acredito ser o caminho mais rápido para uma boa administração, com planejamento, uma vez que as mesmas sempre batem na mesmo teclado, os problemas são os mesmos , e com o recurso extraordinário da taxa pode ser resolvido muitos deles, ou terminar com essa aberrarão

  12. Primeiro de tudo tem q retirar essa taxa ambiental ridícula e absurda!!! Ja nao chega a zona azul q pagamos nas praias????

  13. Qdo se tem políticos idiotas .. o resultado é esse…
    Colocaram taxa e multas… Agora pendem pro turismo voltar…

    Estão colhendo o que plantaram

  14. Sempre íamos pra Ubatuba, mas com essa cobrança dessa tarifa mudamos a rota !

  15. Essa taxa diária em Ubatuba é o absurdo dos absurdos. Eliminar de vez essa aberração já vai aumentar novamente o turismo.

  16. Estou morando em Maranduba, acho o cúmulo não ter rede de esgoto, isso é questão de saúde pública, fora as ruas muito esburacadas, pagamos um absurdo de IPTU e não vemos nenhuma melhora, peço mais atenção aos moradores Sr.Prefeito.

  17. Sou d SP..depois q colocaram TAXA pra visitar UBATUBA nunca mais coloquei os pés lá..e muitos outros amigos deixaram d ir.. PARABENS ao trouxa do POLITICO q criou isso…afastou o TURISMO

  18. Deixei de ir para Ubatuba,apesar de ser um lugar lindo acabou ficando muito caro por conta da taxação diária….e sem investimento nenhum na cidade…pena q no Brasil e assim .
    Não e mais minha rota turístico…pois o custo benefício ficou muito caro…pois com uma faixa de preço menor lugares muito melhores e bem próximo de São Paulo .

  19. O Saneamento básico da cidade é péssimo, a cidade arrecada muito dinheiro do turista, com taxas absurdas e estapafúrdias, no entanto, não sabemos para onde o dinheiro vai. Muita sujeira, iluminação precária, calçadas inexistente, esgoto a céu aberto. Queremos respostas! A onde está o dinheiro???

  20. De que adianta planos que não saem do papel. Além disso pedagio para entrar na cidade, 20 reais de taxa de estacionamento em lugares públicos e sem segurança… não chegarão a lugar algum.

  21. Querem mais turistas, é muito fácil resolver é só tirar a taxa de proteção ambiental. Já pagamos a zona azul em algumas praias , Pq não usar esse dinheiro para as melhoria,
    Iluminação, buracos nas entradas das praias. Prais da Tominhas está faltando Iluminação em algumas partes da orla…Pago um absurdo de imposto (IPTU) não vejo melhorias . Ubatuba está um abandono, só roubalheira.

  22. Eu tenho apto em UBATUBA e estou decepcionado a falta de compromisso com a cidade IPTU caro condomínio aumentou 55% de uma só vez e pagar taxa pra entrar na cidade isso só vai afastar o turismo conheço Ubatuba já faz 36 anos e não vi nenhum crescimento a não ser os buracos nas ruas

  23. É preciso investir na despoluição dos rios e da orla de Itaguá, é muito triste ver aquela praia morta e caso não ocorra a despoluição dos rios isso ocorrerá com outras praias

  24. Substituam a taxa ambiental, por melhor oferta de serviço e laze, que os resultados virão, de maneira mais transparente. Regulem o monopólio de quiosques, dos espaços nas praias, que , além de explorar o turista, ainda tira dele, a oportunidade de melhor se acomodar, pois a invasão das cadeiras e mesas nos melhores locais, desmotiva a frequência. Aliás, um absurdo registrado em quiosque da praia vermelha do norte: “Seu cooler não é bem vindo aqui”.
    Oi, Prefeito???

  25. Substituama taxa ambiental,por melhor oferta de serviço e lazer, qienos resultados virão, de maneira mais transparente. Regulem o monopólio de quiosques, dos espaços nas praias, que , além de explorar o turista, ainda tira dele, a oportunidade de melhor se acomodar, pois a invasão das cadeiras e mesas nos melhores locais, desmotiva a frequência. Aliás, um absurdo registrado em quiosque da praia vermelha do norte: “Seu cooler não é bem vindo aqui”.
    Oi, Prefeito???

  26. Taxa ambiental, substituída por melhor oferta de serviços e laser, com certeza atraira maior número de turistas, além de uma melhor fiscalização ao “monopólio” de espaço em praias, por quiosques, que exploram o turista. A saber, na Praia vermelha do norte, uma placa absurda: “Seu cooler não é bem vindo”. Alô, prefeito!!!

  27. Arrumar a pavimentação das ruas como estrada das galhetas na Tabatinga . Está em péssimo estado e os turistas reclamam e classificam muito mal o acesso no site da hospedagem no Airbnb . Prestem atenção nisso. Sr prefeito atenção nas ruas esburacadas e sem asfaltos e manutenção

  28. Com o dinheiro que estão arrecadando com essa taxa, daria pra ter colocado uma lixeira por metro, em cada praia!! Ainda estou esperando pra saber qual é o real destino dessa taxa (alguém sabe? Ou todos já sabemos para onde ela vai?)

  29. Uma das ações que a Secretaria de Turismo deveria planejar e executar é acabar com o trânsito de veículos na praia de Ubatumirim (aquilo é uma afronta ao meio ambiente) e não resolvem porque parece que não tem pessoas inteligentes para acharem como fazer. E é muito fácil resolver, me convide para uma reunião e coloco meu ponto de vista.

  30. Tem que acabar com as taxas diárias como zona azul taxa ambiental e com os estacionamentos clandestinos.
    Criar infraestrutura e talvez depois elaborar uma taxa..
    Ubatuba já provou que é uma cidade que não de turistas. Apoiam Invasões e comércio clandestinos.

  31. Lugar abençoado por Deus, o que falta lá é além de tirar essa taxa ridícula é limpar as praças, retirar lixo e mato nas vias públicas, isso já ia ajudar e muito, lá nada é barato e com taxa fica mais difícil.

  32. Com a cobrança da taxa ABUSIVA, não creio no crescimento no turismo, sou a favor de uma cobrança só, por dia tem muito locador, quw ficaram com seus imóveis fechado, quiosque vazio, as pessoas levaram seus alimentos pra economia. Vai ficar uma muvuca

  33. Quer aumentar o número de turistas?
    Tire a taxa de proteção ambiental cobrada por veículos de outro município (isso aliás, é um roubo, uma vez que consumimos tudo na cidade via turismo), diminuam o valor do zona azul e promovam eventos de qualidade. Ubatuba tá abandonada e saqueando os turistas que vão para lá.

    • Estive em Ubatuba no início do ano, precisamente em Itagua. O desleixo, sujeira e falta de manutenção do calçadão me deixaram bastante indignado. Uma avenida que oferecia bons restaurantes, espaço de laser, etc, virou um local de total abandono, com mato e sujeira predominando, além de boa parte dos restaurantes falidos. Próximos roteiros de férias: Paraty…

  34. Espero que essa atual administração tome atitudes dignas com relação á limpeza de suas praias,mobilidade urbana como as calçadas,mato em canteiros,iluminação decente,exemplo da praia grande que está totalmente abandonada,apesar de inúmeros lançamentos de aptos.de alto padrão.

  35. PREFEITO TEM QUE INVESTIR TAMBÉM EM SEGURANÇA A GUARDA MUNICIPAL NÃO PATRULHA OS BAIRROS FURTOS ROUBOS TRÁFICO DE DROGAS A VONTADE

  36. comecem tirando aquele emissário de esgoto nojento da pessoa da enseada.

  37. Com respeito a taxa cobrada ,vocês vai rever a não cobrança para pessoas com deficiência pcds
    Isso ajudaria bastante esses turistas.
    Obrigado

  38. Uma é a não cobrança da taxa de carros registrados fora do município, para quem fica mais de dois dias numa pousada, casa ou apartamento! Diferente dos turistas. Que passam ficam o dia inteiro e vai embora. Diferente das pessoas que ficam mais de dois dias trazendo o benefício para o município.

  39. Como pode aumentar o turismo se já implementaram cobrança de taxas em Permanência, em uma situação em que o povo tem poucos lugares acessíveis!!!!

  40. Parem de cobrar tantos impostos e reformem as estradas de acesso, dará resultado mais rápido e eficiente.

  41. É um lugar lindo de vdd, porém as vezes q estivemos lá vi o total relaxo por parte da Prefeitura, praias sujas NÃO dispõe de lixeiras p a população jogar o lixo, se não fosse os comerciantes colocar viraria um caos ainda maior, cobram absurdo de estacionamentos, e pra ajudar a completar a incompetência do poder público agora cobram de carros e motos de fora de Ubatuba “taxas ambientais “.

  42. Primeira coisa séria repensar as taxas cobradas dos turistas, entre taxa ambiental e área azul o turista que vem de carro gasta R$33,00 por dia, meio burro isso, só demonstra a incapacidade da cidade realizar planejamento.
    Tenho apartamentos de aluguel em Ubatuba e a ocupação caiu 95% nos últimos três meses, os que vieram não gostaram dr saber que teriam que pagar a mais uma taxa de R$13,00 por dia.

    • Totalmente revoltante essa taça ambiental
      Isso é lesar o turismo
      Já não basta o auto custo dos comerciantes que exploram ao máximo o turistas
      Taxa ambiental FORA
      Paguei quase 100,00 reais fiquei apenas 3 dias, um assalto ao turismo

  43. Depois de taxar a diária, já marquei minha próxima viagem no final do ano para Paraty.

  44. Sou frequentador das praias de Ubatuba. O que mais precisamos é de uma infra estrutura melhor para algumas praias, estão abandonadas e mau cuidadas, principalmente com falta de iluminação nas proximidades das mesmas, a iluminação existente é péssima, acorda meu povo.

  45. Ubatuba e muito linda, mas deveriam retirar a cobranca de pedagio para entrar na cidade

  46. Com certeza que o radar de cobranca de pedagio para entrar na cidade esta prejudicando o turismo

    • Temporada infelizmente o turista deixam as praias e ruas sujas.. precisa concientizar os mesmos. E obrigar donos de quiosque na limpeza dos seus espaços.

  47. Retirem o radar de cobranca de pedagio para entrar na cidade que os turistas voltarao a ubatuba.

    • Ubatuba é linda, mas nunca mais voltei lá desde o início da cobrança dessa taxa ridícula.
      Tenho muitas outras opções sem taxa.

  48. Eliminem o maldito pedagio pata entrar na cidade que os turistas que estao evitando ir a ubatuba, em virtude disso com certeza voltarao

  49. Acho interessante organizar o comércio de alimentos na praia , criando um espaço próprio para que efetuem suas vendas sem atrapalhar os banhistas na areia…

Comentários encerrados