A União Europeia vai ter um sistema de pagamento de pedágios para todo o espaço comunitário por meio de um sistema eletrônico a bordo dos veículos.
“A Comissão Europeia adotou ontem a decisão que estabelece as especificações e requisitos técnicos necessários ao lançamento do EETS (European Electronic Toll Service), que estará disponível em todas as infra-estruturas da União Europeia, como auto-estradas, túneis e pontes, mediante a assinatura de um contrato com uma única entidade fornecedora deste serviço”, de acordo com comunicado divulgado ontem, terça-feira (6), pela CE.
O equipamento de bordo deverá estar disponível dentro de três anos para todos os veículos com mais de 3,5 toneladas ou autorizados a transportar mais de nove passageiros, incluindo o condutor. Para os restantes veículos, o serviço estará disponível dentro de cinco anos.
Segundo o vice-presidente da Comissão Europeia, Antonio Tajani, esta é a “decisão mais importante para os condutores desde a abolição do controle de fronteiras entre os países-membros”.
O projeto prevê que os usuários das rodovias europeias com pedágio poderão firmar contratos de adesão com um fornecedor de serviços à sua escolha e os pedágios vão comunicar os valores em dívida aos fornecedores desse serviço, que vão cobrar aos respectivos usuários.
Os pedágios pagos por este novo sistema não podem ultrapassar o valor dos pedágios existentes em cada um dos países membros.