BOA PRA CACHORRO! Iniciativa da Cart possibilitou a produção de roupas para animais de estimação, graças à doação de antigos uniformes. Foto: Divulgação/Cart

Tecidos que seriam descartados pela Cart agora dão forma também a caminhas, chaveiros e outros produtos para animais de estimação

Uma iniciativa boa pra cachorro! Trocadilho à parte, foi justamente isso que a concessionária de rodovias Cart fez ao doar antigos uniformes para serem transformados em produtos para animais de estimação.

A iniciativa de uma empresa de ração animal, por meio do projeto “Arte Circular”, possibilitou tal realização. A Cart doou mais de 600 uniformes novos que ficaram inutilizados por conterem a antiga logomarca da empresa, descontinuada há dois anos.

Graças às costureiras do projeto, esses uniformes tiveram um destino certo: confecção de produtos voltados para os animais de estimação.

Segundo a concessionária, essas costureiras participam de oficinas realizadas no Centro Cultural Special Dog, localizado em Santa Cruz do Rio Pardo (SP), que oferece oportunidades para mulheres da comunidade se aprimorarem em suas habilidades de costura. Após a formação, elas continuam seu trabalho de forma independente.

Entre os itens produzidos, estão caminhas, cabanas, chaveiros, estojos e bolsas. Todos os itens são vendidos pelas próprias costureiras, que conseguem gerar uma renda extra.

Volume renovado

A doação dos uniformes antigos pela concessionária evitou o descarte de aproximadamente 164 toneladas de resíduos. Esta quantidade de tecido equivale ao peso de 15 caminhões da concessionária equipados com sistema de guincho utilizado no transporte de carretas.

A concessionária, ambientada na matriz ESG e nas políticas de sustentabilidade da ONU, formula parcerias com entidades do terceiro setor e instituições privadas com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento social nas comunidades em que atua.

De acordo com o diretor-presidente da Cart, René Silva, a nova destinação ao tecido em condições de reuso é uma forma que a concessionária encontrou para contribuir com a redução do impacto climático – um dos esforços que a empresa promove também em outras frentes. “Estas iniciativas partem da somatória de ideias entre todos os setores da Concessionária, que reúne um time de colaboradores motivado a planejar a execução de seus serviços voltada para a sustentabilidade“, conclui Silva.

Uniformes antigos de concessionária viram "roupas" para animais de estimação
PRODUTOS: Entre os itens produzidos, estão caminhas, cabanas, chaveiros, estojos e bolsas. Todos os itens são vendidos pelas próprias costureiras, que conseguem gerar uma renda extra. Foto: Divulgação/Cart