O uso indiscriminado de medicamentos, põe em risco a vida de muitos profissionais, principalmente os caminhoneiros, que apelam para os remédios para dirigirem por mais tempo.
O “rebite”, substância mais usada , contém elementos psicoativos que atuam no cérebro e ajudam a combater o sono no volante. Mas, o uso frequente dessa droga pode provocar uma série de consequências.
Durante a viagem longa o perigo pode estar em qualquer parada. Segundo os motorista de caminhão, os vendedores de remédio chegam, muitos batem no caminhão e dizem : ” Quer um remedio?”
Essas histórias se repetem nas em quase todas as rodovias brasileiras. Em apenas quatro anos de profissão este caminhoneiro já presenciou muitos abusos. Segundo ele, muitos dos usuários de remédio para ficar acordado, misturam omedicamento com álcool. Dirigir sob o efeito de substâncias psicoativas é proibido por lei. Mas para vencer o cansaço e longas jornadas de trabalho muitos motoristas insistem em tomar remédios. O medicamento de uso mais comum é o derivado de anfetamina, que estimula o sistema nervoso central e uso indiscriminado do remédio pode causar dependência.
O chamado rebite, famoso pelo uso entre os caminhoneiros pode ser encontrado na farmácia e para levar o medicamento para casa, é necessário apresentar a receita médica. Mas de um jeito ou de outro eles acabam utilizando.
Uma pesquisa feita pelo serviço social do transporte, em uma parceria com a Polícia Federal, mostra que durante a rotina de caminhoneiros do Estado, o uso de rebite e outros estimulantes são comuns.
Para combater este hábito, a Câmara Federal aprovou, neste mês, o projeto que limita o tempo de direção ininterrupta dos motoristas de caminhão e de ônibus. Pelas regras, o motorista tem que descansar pelo menos trinta minutos após quatro horas de direção. Depois da parada ele poderá dirigir por mais quatro horas. A viagem pode ser prorrogada em uma hora, para encontrar um lugar adequado de descanso. Com esta decisão, o caminhoneiro é obrigado a descansar onze horas por dia.
No sindicato dos trabalhadores em transportadoras de cargas a fiscalização foi intensificada. Para monitorar os caminhoneiros, é usado um sistema de rastreamento via satélite. O controle diário do trajeto do caminhão é feito também através do tacógrafo, que registra velocidade, distância percorrida e tempo de viagem. Com isso, eles esperam reduzir o uso de medicamentos entre os trabalhadores do setor.