NOVAS FAIXAS: Moradores de Campo Alegre de Lourdes e Remanso, na Bahia, estão mais seguros com as obras realizadas na BR-235. Foram 22,5 quilômetros de novas faixas entregues ao tráfego. Foto: Divulgação/Dnit

De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), obra teve investimento de R$ 58,7 milhões

A conexão entre os municípios de Campo Alegre de Lourdes e Remanso, na Bahia, está mais segura e eficiente com a conclusão da construção 22,5 quilômetros de novas faixas da BR-235. O segmento, entre os km 615,7 e 638,2, integra o lote 10 da contratação integrada para elaboração dos projetos de engenharia (básico e executivo) e execução de obras. Neste trecho, o Governo Federal, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), investiu aproximadamente R$ 58,7 milhões.

A entrega integra a implantação de 62,3 quilômetros da BR-235, entre os km 601,3 e 663,6, que vai de Angico (BA) a Campo Alegre de Lourdes (BA). Neste primeiro segmento liberado ao tráfego, foram executados a terraplenagem, pavimentação (sub-leito, sub-base, base e capa asfáltica) e implantação de sinalização horizontal e vertical.

A construção destas faixas (uma para cada sentido) apresenta uma importância estratégica para a logística entre as regiões Norte e Nordeste do país. Com 2.253 quilômetros de extensão, a BR-235 garante a ligação entre os estados do Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Sergipe e Bahia.

Dentro da Bahia promoverá o desenvolvimento de toda a região por onde passa, principalmente dos municípios de Campo Alegre de Lourdes, Pilão Arcado e Remanso.

Desenvolvimento

Considerada a capital do mel nordestina a cidade de Campo Alegre de Lourdes será beneficiada diretamente pela obra. Os 22,5 quilômetros pavimentados da rodovia cortam o município – o que vai facilitar o escoamento da produção que supera as 500 toneladas de mel de abelha, segundo dados da Prefeitura Municipal.

Investimento

Importante destacar que o Ministério dos Transportes tem uma previsão orçamentária para este ano a ser aplicada nas rodovias baianas, sob administração do Dnit, de aproximadamente R$ 1,6 bilhão.

O montante será investimento quase que meio a meio para obras de construção e para os contratos vigentes de manutenção/conservação, impulsionando a logística e a economia da Bahia. O valor a ser investido este ano é mais de quatro vezes do que foi executado em 2022 (R$ 368 milhões).

Fonte: Ascom do Dnit