Usuários da BR-369 e BR-376 já pagam pedágio no sistema free flow, no PR
COMEÇOU: Desde à 0h desta segunda (4), está em operação a cobrança de pedágio nas rodovias BR-369 e BR-376, no Paraná. Foto: Divulgação/EPR Paraná

Operação em quatro pórticos teve início à 0h desta segunda-feira (4)

Desde à 0h desta segunda-feira (4), quem utiliza trechos das rodovias federais BR-369 e BR-376, no Paraná, pagam pedágio em pórticos, no sistema free flow. O início das operações foi autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), por meio da Deliberação 113/26 – publicada no Diário Oficial da União (DOU), no dia 24 de abril (sexta-feira).

De acordo com a concessionária EPR Paraná, responsável pelas rodovias, os valores das tarifas variam entre R$9,90 e R$17,10, em quatro pórticos instalados nas duas rodovias.

Ainda segundo a empresa, a operação está em vigor nos seguintes pontos:

  • km 126+900 da BR-369, em Jataizinho (PR)
  • km 180+300 da BR-369, em Rolândia/Arapongas (PR)
  • km 198+600 da BR-376, em Mandaguari (PR)
  • km 147+800 da BR-376, em Presidente Castelo Branco (PR)

Observação: Nos termos da subcláusula 19.3.9, para veículos com mais de 8 (oito) eixos, será adotado o Multiplicador de Tarifa equivalente à categoria 10, acrescido do resultado da multiplicação entre: (i) o Multiplicador de Tarifa correspondente à categoria 1; e (ii) o número de eixos do veículo que excederem 8 (oito) eixos.

Cadastro e formas de pagamento

Segundo a empresa, os usuário devem fazer o cadastramento prévio, a fim de evitar intercorrências como falta de pagamento ou notificações posteriores. O cadastro pode ser realizado pelo aplicativo Pedágio Eletrônico EPR, disponível para Android e iOS, ou pelo site www.eprparana.com.br/pedagio-eletronico.

Canais de pagamento disponíveis

Os usuários poderão pagar o pedágio eletrônico por meio de tag eletrônica — opção mais prática e com descontos automáticos —, pelo aplicativo Pedágio Eletrônico EPR, pelo site da concessionária após o cadastro do veículo, ou ainda em pontos físicos localizados nas Bases de Atendimento ao Usuário (SAUs).

Além disso, a concessionária também colocará à disposição dos usuários unidades itinerantes para pagamento das tarifas, cadastro e informações. No aplicativo e no site também é possível consultar passagens, acompanhar débitos e pagamentos, além de acessar notificações e informações sobre valores e prazos.

Veja os valores que serão cobrados:

  • Presidente Castelo Branco: R$13,50
  • Mandaguari: R$9,90
  • Rolândia/Arapongas: R$10,50
  • Jataizinho: R$17,10

Benefícios tarifários

O novo modelo de concessão traz tarifas mais baixas em relação à concessão anterior e benefícios relevantes aos usuários. Entre eles, o Desconto Básico de Tarifa (DBT), que concede 5% de desconto automático para usuários com tag a cada passagem, e o Desconto de Usuário Frequente (DUF), aplicado de forma progressiva para veículos de passeio conforme a frequência de uso e as regras de cada pórtico.

Em pontos específicos da concessão, o DUF pode representar redução de até 93% em relação à tarifa cheia. Motocicletas são isentas de pagamento.