Mais de 60 mil veículos com final de placa “zero” terão desconto de 10% do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA ), caso efetue o pagamento em cota única na próxima quinta-feira (31 de agost). Outra opção de pagamento é o parcelamento do imposto em três vezes – sem desconto – com a primeira parcela com vencimento também em 31 de agosto.

O chefe da Divisão de Registro de Veículos do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), Aureliano Delfino Leite, informou que os veículos com placas de final 9 e 0, que já estão com as cotas esgotadas há seis anos, são as maiores frotas do Estado. A placa final 9 tem 62.612 veículos registrados e a “zero” 60.070. “Para compensar o esgotamento das placas com final 9 e 0, a Secretaria da Receita Estadual ampliou o prazo dos veículos com final 8 para os meses de agosto, setembro e outubro”, informou Leite. A inadimplência do imposto é em torno de 20% no Estado.

O Detran informou ainda que os proprietários que tiverem o imposto em atraso deverão pagar em cota única. Segundo o Detran, a frota completa do Estado é formada atualmente por quase 400 mil veículos. O IPVA é cobrado anualmente pelo Estado e tem como fato gerador a propriedade de veículo automotor de qualquer espécie: automóveis, ônibus, microônibus, caminhões, motocicletas, ciclomotores e tratores. Cerca de 50% da arrecadação do imposto é de receita do Estado. A outra metade constitui receita do município onde estiver licenciado o veículo.