A BR-040, que liga o Rio a Juiz de Fora, em Minas Gerais, opera em meia pista entre os kms 34 e 35, sentido Rio, no município de Três Rios. A reabertura do sentido RJ foi possível após a Concer ter realizado uma obra emergencial no trecho da pista que afundou com o temporal do último dia 12.

No sentido Juiz de Fora, que funcionou em regime de mão dupla para não interromper o fluxo de tráfego nesse período, a situação permanece normal. Já no km 30, também em Três Rios, a pista que leva à capital fluminense foi completamente reaberta, com interdição apenas do acostamento. Até ontem esse trecho permanecia em meia pista por precaução após o transbordamento do Rio Piabanha na tarde de quarta-feira.

Não há bloqueios em toda a extensão da rodovia, mas apenas trechos com interdições parciais e de acostamentos. Para informações atualizadas sobre condições de trânsito e clima nos 180 quilômetros da BR-040, o usuário pode ligar para 0800-2820040. Portadores de deficiência auditiva e de fala contam com atendimento exclusivo por meio do 0800-2810041.

As praças de pedágio da BR-040 continuam recebendo doações de água mineral, colchonetes, produtos de limpeza e de higiene pessoal, além de roupas de cama, mesa e banho. As doações serão destinadas aos desabrigados de Petrópolis e Areal, cidades atingidas pelo temporal e que margeiam a rodovia. As praças de pedágio ficam em Duque de Caxias (km 104), Areal (km 45) e Simão Pereira (km 816). As doações podem ser feitas em qualquer dia da semana nos postos do Serviço de Informação ao Usuário, que funcionam 24 horas por dia.