Hoje, às 14h, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, estará em Porto Alegre para falar sobre as obras do programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Rio Grande do Sul.

A palestra da ministra ocorrerá às 14h, no auditório Dante Barone, na Assembléia Legislativa. Durante o evento, uma comissão de vereadores do Rio Grande irá entregar a Dilma Rousseff um dossiê contendo informações sobre a necessidade da liberação, o quanto antes, da BR-392 (estrada que liga Rio Grande a Pelotas).

“O dossiê é importante, pois aponta os vários motivos que comprovam a necessidade desta duplicação. A BR-392 é a única via rodoviária para o escoamento da produção através do Porto do Rio Grande. Cerca de nove mil veículos, entre caminhões, motos e automóveis, circulam pela via diariamente, ocasionando graves acidentes de trânsito”, argumenta o vereador Jair Rizzo (PSB).

O documento contém também reportagens publicadas na mídia local, comprovando o número de acidentes que vem ocorrendo na rodovia nos últimos meses. “A BR atravessa o Estado, mas, quando chega a Pelotas, torna-se um funil, justamente no trecho onde há a maior incidência de caminhões”, justifica o parlamentar.

O Orçamento de 2008, que inclui R$ 93 milhões para a duplicação dos dois primeiros lotes da obra de duplicação, foi aprovado pelo Congresso Nacional. No entanto, a obra somente será iniciada quando o governo Federal der sua autorização ao Dnit, que está pronto para começar a obra.

Além de Rizzo, a comitiva parlamentar é composta pelos vereadores Carlos Fialho Mattos (Patola-PPS), Surama Santos (PSDB), Wilson Duarte da Silva (Kanelão-PMDB), Cláudio Costa (PT), Delanir de Freitas (Nina-PMDB), Nando Ribeiro (PCdoB), Jandir Pereira (PTB), Delamar Mirapalheta (PDT) e Moisés Marimon (PSDB).