Via Anchieta (SP-150) recebe revitalização do pavimento no trecho de serra
SERRA: Via Anchieta (SP-150) recebe revitalização do pavimento no trecho de serra. Foto: Divulgação/Ecovias

Obras serão realizadas deste mês, à noite, durante a semana; e no período diurno por três sábados

Neste mês de setembro, a concessionária responsável pelo Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) continua a etapa de obras de revitalização do pavimento da Via Anchieta (SP-150), no trecho de Serra.

Segundo a empresa, este trabalho, que ocorre a cada cinco anos, é fundamental para garantir a segurança e a durabilidade da rodovia, especialmente em uma área que recebe grande volume de veículos pesados.

Conforme o cronograma, até o momento, 40% dos 14 quilômetros a serem revitalizados já estão prontos. Os serviços começaram em março e se estendem até novembro, abrangendo os dois sentidos da via, além de trechos das rodovias dos Imigrantes (SP-160) e Padre Manoel da Nóbrega (SP-055).

De acordo com a concessionária, no sentido de minimizar o impacto no trajeto dos usuários, as obras na pista Sul serão realizadas no período noturno, até o dia 30, com bloqueios totais entre os km 40 e 55, de segunda a quinta-feira, das 20h às 5h.

Ao mesmo tempo, a pista Norte da Anchieta terá obras diurnas aos sábado, dias 14, 21 e 28, no período das 9h às 18h, com interdição total do km 40 ao 55. Esses trabalhos diurnos são necessários para garantir a segurança dos operários, que atuarão principalmente em áreas fora da pista.

Asfalto borracha

Segundo a concessionária, também serão feitos os seguintes serviços: aplicação de asfalto borracha, manutenção de viadutos e túneis, revitalização da sinalização, recuperação do pavimento rígido, pintura, monitoramento de encostas e poda de vegetação. Esses trabalhos são essenciais à manutenção da qualidade e da segurança das rodovias do SAI, especialmente na serra. Os horários e datas das obras podem ser ajustados conforme as condições de tráfego e clima, ou em caso de imprevistos no SAI.

Revitalização Profunda

Até novembro, o Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) passará por uma recuperação profunda do pavimento, realizada em intervalos de aproximadamente cinco anos. Este processo é mais detalhado e complexo do que as manutenções regulares semanais, incluindo, em alguns trechos, a substituição completa do pavimento asfáltico, desde a base.

Até o momento, foram utilizadas 10 mil toneladas de asfalto borracha, garantindo a durabilidade e a segurança das rodovias. Devido à sua complexidade, a conclusão dessas obras exige um período prolongado e bloqueios mais extensos.

Segundo a concessionária, um diferencial importante desses trabalhos é o uso de técnicas de engenharia sustentáveis. As camadas de base, por exemplo, reutilizam o fresado — material derivado do pavimento em fim de vida útil —, promovendo o reaproveitamento de resíduos que, de outra forma, resultariam em um significativo passivo ambiental.

Via Anchieta (SP-150) recebe revitalização do pavimento no trecho de serra
ATENÇÃO: Usuários devem redobrar a atenção no trecho de serra da Anchieta, neste mês. Foto: Divulgação/Ecovias

Operações Especiais

Durante o bloqueio da pista Norte da Via Anchieta no trecho de serra, o SAI ficará no sistema 5×3. Nesse esquema, a descida será realizada pela pista Sul da Anchieta ou pela pista Sul da Imigrantes, enquanto a subida será feita exclusivamente pela pista Norte da Imigrantes.

Quando a pista Sul da Via Anchieta estiver bloqueada, o tráfego de ônibus e caminhões, que obrigatoriamente utilizam essa via para descer a serra, será redirecionado para a pista Norte da rodovia, que terá sua direção invertida para permitir a descida.

Nesta configuração, conhecida como Operação 5×3, a descida para o litoral ocorre pela pista Norte da Anchieta e pela pista Sul da Imigrantes, enquanto a subida é realizada pela pista Norte da Rodovia dos Imigrantes.

A Polícia Militar Rodoviária (PMRv), dará apoio às operações, e os trechos em obras estarão devidamente sinalizados. Os usuários serão  informado por meio do Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs), placas operacionais e banners informativos em passarelas no trecho de serra, destacando os dias e horários dos bloqueios. Mais informações no site da concessionária.