Via Brasil BR-163 finaliza obras iniciais na 163 e na Transamazônica
MELHORIAS: Antes e depois em trecho da BR-163/PA, entre Castelo dos Sonhos e Novo Progresso. Foto: Sérgio Kirch/Montagem: Estradas

Pacote de melhorias deve garantir mais seguranças aos usuários

De um passado de buracos, atoleiros e atrasos para uma realidade de segurança e conforto. A Via Brasil BR-163 concluiu a última parcela de melhorias previstas na fase inicial do contrato de concessão. Essa parcela, de 132 quilômetros, se soma a outros 877 quilômetros de melhorias concluídas na BR-163 e na BR-230, conhecida como Transamazônica.

“Essa fase de trabalhos iniciais busca identificar e sanar os problemas mais relevantes e imediatos de uma rodovia que foi concedida pelo poder público. Entre Castelo dos Sonhos e Novo Progresso, o desafio foi hercúleo, pois o famoso ‘mil’ estava praticamente intransitável. A Transamazônica, rodovia que não foi concebida para transporte de cargas, também estava em estado precário. Nossas equipes dedicaram atenção especial não só a esses trechos, mas a todos os 1.009 quilômetros desse relevante sistema rodoviário brasileiro”, destaca Ricardo Barra, diretor-presidente da Via Brasil BR-163.

Além da melhoria do asfalto para o motorista, na fase de trabalhos iniciais a concessionária executa a limpeza da faixa de domínio e canteiros, restaura pontes, instala novas placas de sinalização, revitaliza pintura de faixas e realiza a limpeza e a manutenção de sistemas de drenagem, como canaletas, sarjetas, bueiros e meios-fios. Além de obras, nessa fase também é implantada a prestação de serviço, como inspeção viária e socorros médico e mecânico.

O contrato tem duração de 10 anos e, a partir de agora, entra uma nova fase de investimentos e obras, que incluem a restauração completa do pavimento, considerando camadas que estão abaixo da superfície vista pelo usuário. Nos próximos anos estão previstas, também, rotatórias, interseções, passarelas, marginais e outras melhorias.

“O futuro já começou. Chegamos ao final dos primeiros anos da nossa atuação e as transformações já são uma realidade. Ao longo dos próximos anos, nosso compromisso é dar continuidade à melhoria constante do trecho com novas obras e uma prestação de serviço de qualidade. É dessa forma que iremos contribuir, cada vez mais, para a logística de escoamento das safras e com o desenvolvimento econômico dos municípios e do Brasil”, arremata Ricardo Barra, diretor-presidente da Via Brasil BR-163.

ANTT autoriza reajuste em Trairão

Com essa conclusão, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou, nessa segunda-feira (30), a alteração da tarifa de pedágio, às 0h de 3/11, na praça localizada em Trairão (PA), conforme Deliberação 374/2023, da ANTT, publicada no Diário Oficial da União (DOU), nesta terça-feira (31).

Tarifa na P3, em Trairão (PA) 

MotosCarros de PasseioVeículos até 4 eixos de rodagem simplesVeículos a partir de 4 eixos de rodagem dupla
Passagem livrePassagem livrePassagem livreR$ 79,10 (por eixo)

 A tarifa básica das praças de Cláudia e Guarantã do Norte permanecem R$ 9,80.

Passagem livre de cobrança

Os veículos com até 4 eixos de rodagem simples, como carros, motos, ônibus e caminhões de menor porte têm passagem livre de cobrança em Trairão (PA), mas estes devem utilizar as cabines para que seja feita a identificação do veículo, caso não tenham o TAG instalado. Caso estes veículos possuam o TAG, podem utilizar normalmente nas pistas automáticas, sem parar na cabine.

Nesta praça, a cobrança é realizada somente dos veículos comerciais a partir de quatro eixos.

Formas de pagamento (dinheiro, tag e cartão de débito)

Os usuários podem usufruir de desconto de 5% na tarifa, utilizando o sistema de pagamento automático, também conhecido como tags.

A comercialização dos tags é feita diretamente por empresas credenciadas pela ANTT.