
Tráfego mais intenso deve ocorrer nesta quinta-feira (17)
Mais de um milhão e seiscentos e quarenta mil veículos devem circular pela Via Dutra (BR-116) e Rio-Santos (BR-101, no feriado da Semana Santa 2025. Essa é a previsão da concessionária responsável pelas rodovias.
Segundo a empresa, entre os dias 17 e 22 de abril, que inclui o feriado de Tiradentes (21 de abril), será montada uma operação especial para atender aos usuários das duas estradas.
Na Via Dutra, a partir desta quinta-feira (17),véspera da Sexta-Feira da Paixão, são esperados mais de 272 mil veículos. Já na própria sexta (18), o movimento também será intenso com cerca de 234 mil veículos.
No retorno, o fluxo de veículos mais intenso será na segunda-feira (21), feriado de Tiradentes, quando deverão circular 252 mil veículos. Durante todo o período, entre 17 e 22 de abril, a previsão é de 1,39 milhão veículos na Dutra (BR-116).
Já na Rio-Santos (BR-101), a concessionária tem expectativa de movimento também intenso. Nesta quinta (17), devem circular mais 48 mil veículos. Já na volta, o tráfego deve ser intenso no feriado de Tiradentes, segunda-feira (21 de abril), quando são esperados cerca de 54.500 mil veículos. Em todo os dois feriados são esperados mais de 248 mil veículos pela Rio-Santos (BR-101).
Atendimento aos usuários
Para auxiliar os usuários em seus deslocamentos, a concessionária colocará viaturas extras para darem conta do atendimento. Também será implantada a operação visibilidade, com viaturas posicionadas em locais estratégicos da Via Dutra e da Rio-Santos, para agilizar o deslocamento e atendimento de ocorrências nas rodovias.
Operação “Papa-filas”
Como forma de agilizar a passagem pelas praças de pedágio, a concessionária irá acionar, quando necessário, a operação “Papa-Filas”, que consiste na venda de cupons nas filas das cabines. Os usuários também contam com o pagamento da tarifa por aproximação, com cartão de crédito e débito em cabines exclusivas, de forma simples e rápida. Essas cabines estão identificadas por placas para facilitar a visualização. Já os usuários que possuem o serviço de tags, podem utilizar as pistas automáticas. Nelas, há descontos na tarifa que variam entre 5% e 73%.
Obras serão suspensas
Segundo a concessionária, nos horários de pico, as obras que envolvem fechamento de faixas serão suspensas temporariamente para garantir melhor fluidez e segurança dos usuários.
Os condutores devem redobrar a atenção e manter o respeito à sinalização em trechos em obras, principalmente na Dutra. Mais informações no site da concessionária, por meio do telefone 0800 017 35 36 e WhatsApp (11)2795-2238.