Os moradores de Santa Rosa de Viterbo terão de esperar mais dois dias para usar a rodovia Conde Francisco Matarazzo (SP-253), que liga a cidade a São Simão e à via Anhangüera. Segundo um engenheiro que ontem estava no local onde são realizadas as obras de reparo, a estrada só deve estar livre para o tráfego na quinta-feira.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER) havia previsto para ontem a liberação da rodovia, interditada há dois meses por causa de um buraco aberto pela chuva no Km 110. Mas o trabalho não foi finalizado a tempo.

Para a liberação do trecho interditado ainda falta a aplicação da emulsão asfáltica, que seria feita no final da tarde de ontem.

Barreiras
Depois da aplicação, são necessários dois dias para refazer completamente o asfalto e só então levantar as barreiras que hoje impedem a passagem dos veículos.
Mas a obra não acabará com a volta dos carros. Ainda faltará reconstruir os acostamentos e finalizar a nova galeria por onde escoarão as águas do córrego Águas Claras, responsáveis, em 14 de janeiro último, pela erosão que levou parte da pista.
Para que tudo esteja concluído, o profissional que supervisiona os reparos prevê que serão necessários mais 15 dias de trabalho.


TRAVESSIA
De táxi e até mesmo a pé

Célia Stevens mora nos EUA e ontem tentava chegar a Santa Rosa, onde mora sua irmã Conceição.
Célia quis fazer surpresa e resolveu aparecer sem avisar. O problema é que nem o taxista que a levou sabia do bloqueio na Conde Francisco Matarazzo. O táxi foi até o Km 110, de onde não pôde seguir. A surpresa teve de ficar para depois. Célia pediu para a irmã pegá-la do lado de lá do bloqueio. E o taxista José Tomé de Oliveira atravessou pelas obras com as malas de Célia na cabeça.
A seis quilômetros dali, ainda em São Simão, os donos do posto Terra Santa amargam a interdição da pista. Vendiam seis mil litros de combustível por mês. Vieram as chuvas, o bloqueio aos carros. Passaram a vender apenas 900 litros mensais.