LINHA FÉRREA: A Litoral Sul inicia nesta segunda-feira (1º/6) as obras de ampliação do viaduto sobre a linha férrea na BR-101, em Joinville (SC). Foto: Divulgação

De acordo com a concessionária Litoral Sul, obras vão ampliar largura da Obra de Arte Especial em três metros; tráfego no Km 42 terá desvio até fim de setembro

Nesta segunda-feira (1º/6), a concessionária Litoral Sul dará início à nova etapa de obras para reforma do viaduto da linha férrea da BR-101, no Km 42,6, em Joinville (SC).

De acordo com a concessionária, a obra irá reforçar a estrutura da pista sul com ampliação da largura para construção de acostamento e passeio destinado a pedestres e ciclistas.

Ainda de acordo com a Litoral Sul, nesta nova etapa – com duração prevista de quatro meses -, será implantado um desvio de tráfego nos dois sentidos entre os Kms 42 e 43, mantendo duas faixas para cada sentido e velocidade limitada a 60 km/h.

De acordo com o cronograma da obra, o trânsito de veículos, no sentido norte (Curitiba), será direcionado para faixa da direita e acostamento (convertido em faixa de rolamento); enquanto na pista sul (sentido Porto Alegre), o fluxo da faixa da esquerda será desviado para pista oposta, e o da faixa da direita permanece sem alteração. Os trabalhos para implantação do desvio já estão em andamento. A operação tem início previsto para segunda-feira.

Desvio

De acordo com a empresa, o desvio é necessário, pois nesta etapa da obra toda a camada de pavimento precisa ser removida. Assim, já na segunda-feira, as equipes iniciam os trabalhos que prevê ainda atividades de reforço estrutural, ampliação do tabuleiro em aproximadamente três metros, reconstrução da laje, recomposição do pavimento e sinalização.

Esta é mais uma obra importante para segurança viária da rodovia, ressaltando que as obras de construção civil em Santa Catarina estão autorizadas desde o dia 1º de abril (portaria 214). Dessa forma, concessionária toma todos os cuidados de prevenção ao coronavírus, com afastamento de profissionais em grupo de risco, uso de máscaras –além de reforço nas instruções de higiene e segurança nas áreas de convivência.

Orientações aos usuários

Por conta da implantação do desvio, pedestres e ciclistas que transitam pela região serão orientados a utilizar exclusivamente as vias marginais da rodovia – fazendo a travessia por meio do viaduto da rua Américo Vespúcio (km 43,2) e passagem inferior do Km 41,6.

Reforço e ampliação de estruturas

A partir da conclusão desta etapa da obra, o viaduto com 100 metros de extensão passa a contar com acostamento e passeio exclusivo para pedestres e ciclistas.

A concessionária também realiza simultaneamente obras com a mesma característica nas pontes sobre os rios Pirabeiraba (Km 20,6) e Pirabeirabinha (Km 20,3) – com um investimento nessas três obras de aproximadamente R$ 27 milhões. Essas obras estão previstas no contrato de concessão da Litoral Sul, que desde 2008 já reformou 36 pontes no trecho entre as capitais Curitiba e Florianópolis.

Informações adicionais

Viaduto sobre a Via Férrea: Km 42,6 da BR-101/SC
Dimensão atual: 100m x 11m (ampliação de largura prevista: aproximadamente 3 metros)
Investimento para reforma e ampliação: R$ 7,5 milhões
Duração da etapa com intervenção viária: quatro meses (até setembro)

Fonte: Assessoria de imprensa da Litoral Sul

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui