Iniciativa, que reúne 80 crianças, tem o objetivo de formar futuros atletas
Desde o início deste ano, a concessionária de rodovias VIAPAR patrocina no município de Campo Mourão, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, o projeto “Atletismo Esperança”. A atividade reúne 80 crianças e adolescentes de 10 a 17 anos que são treinados para se tornarem atletas em diversas modalidades do atletismo.
O treinador e coordenador Paulo César da Costa explica que os participantes foram selecionados entre 1.100 alunos de escolas do município, de acordo com a aptidão de cada um. “No início eram apenas 64, mas o projeto teve uma aceitação muito grande e outras crianças nos procuraram”, explica.
Ele conta que o objetivo é trabalhar com adolescentes e crianças carentes e ocupá-los no contra turno escolar, quando estariam ociosos em casa ou na rua. “Noventa por cento dos atendidos são de bairros da periferia. Nós buscamos essas crianças depois da aula, damos um lanche para elas após e treino, que dura duas horas e, ao final, as devolvemos na escola”, explica.
DESTAQUES
Quando começam os treinamentos, as crianças recebem noções de todas as modalidades do atletismo. Com o tempo, as que se sobressaem, passam a contar com treinamento específico. Atualmente o projeto tem oito destaques que participam de competições em nível paranaense. Para incentivar esses futuros atletas, cada um recebe uma bolsa em dinheiro de R$ 25 a R$ 30, que complementa o orçamento familiar.
Renata Menezes, de 12 anos, já participou de três competições, entre elas a Prova Rústica Tiradentes, em Maringá. A melhor colocação até agora foi um 3º lugar, mas ela acredita que pode conseguir muito mais: por isso, pretende investir na carreira de atleta.
“Numa hora dessas estaria em casa, assistindo televisão, sem muita coisa para fazer”, diz Valclei Rodrigo Ribeiro, de 14 anos. Ele estuda no período da tarde e treina às quartas e sextas-feiras pela manhã no Estádio Municipal Roberto Brezezinski. Valclei está no projeto há 3 meses, treinando arremesso de peso. Além do gosto pelo esporte, ele tem o apoio dos pais, que incentivam sua participação.
VISITA
No início do mês, as crianças atendidas pelo projeto visitaram a sede da VIAPAR, em Maringá. Elas conheceram a estrutura da empresa e participaram, ao vivo, da programação da Rádio VIAPAR, ouvida pelos colaboradores da concessionária.
Segundo o treinador, essa visita também faz parte do projeto. “Levamos as crianças para que conheçam o trabalho daqueles que patrocinam a iniciativa e mostramos para as empresas os atletas que elas ajudam a formar”, finaliza.