A maior parte do lixo foi gerada pela manutenção de mais de 200 computadores, que segue para reaproveitamento
O descarte ecológico de componentes eletrônicos foi feito pela concessionária VIAPAR. Uma empresa de Americana (SP) recolheu todo o material e vai fazer uma triagem. Grande parte será reciclada.
O assessor da Qualidade e Meio Ambiente da concessionária, Walace Merlin, explica que alguns componentes utilizam ouro, prata, bronze e cobre em seu processo de fabricação, materiais que podem ser reaproveitados. Por sua vez, equipamentos que contenham poluentes como o chumbo e outros metais pesados serão encaminhados para um aterro sanitário classe dois, de resíduos industriais, explica Merlin.
A concessionária possui mais de 200 computadores, além de muitos outros equipamentos eletrônicos. “Com essa iniciativa estamos evitando que uma grande quantidade desse material seja dispersa no meio ambiente”, frisa.
Merlin acrescenta que a VIAPAR é uma empresa comprometida com a proteção da natureza, destacando um outro projeto implantado há cinco meses, por meio do qual são recolhidos pneus e restos de recapagem nos 546,5 quilômetros de rodovias administradas. “Em menos de cinco meses recolhemos mais de uma tonelada de borracha”.
Ele informa que esse material é encaminhado para uma empresa de Mandaguari, onde a borracha é triturada para reciclagem. O objetivo é que essa iniciativa seja ampliada nos próximos meses.