Cargas excedentes estavam com a documentação irregular, suspeita de não ser autêntica
Três carretas transportando cargas especiais foram apreendidas, por volta das 17h, dessa segunda-feira (10), no km 191 da BR-364, em Jataí (GO), por estarem irregulares.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), após a checagem do documentos, foi constatado algumas falhas, uma possível inautenticidade, no transporte das cargas, avaliadas em mais de R$ 4 milhões.
O comboio saiu de Cariacica (ES) com destino a Poconé (MT). Durante a checagem dos documentos, foi constatado que apenas um veículo realizava a escolta das carretas, enquanto a legislação exige pelo menos dois veículos como batedores, uma na frente e outro atrás, já que o conjunto de carretas chegava a quatro metros de largura. Essa irregularidade motivou a abordagem.
AETs vencidas
Ao solicitar a documentação, os policiais identificaram problemas na Autorização Especial de Trânsito (AET) apresentada pelos condutores, de 36 anos, 46 anos e 47 anos. Os documentos estavam vencidos e não correspondiam aos veículos transportados.
Além disso, um das carretas apresentava placas diferentes das registradas, e outra realizava um trajeto distinto do informado na documentação. Foram identificadas também alterações nas características dos veículos transportados.
Os caminhoneiros alegaram desconhecer as irregularidades e informaram que receberam a documentação digitalmente antes de serem contratados para o transporte. As carretas foram apreendidas e estão à disposição da Polícia Federal, em Jataí (GO), que seguirá com as investigações.
Segundo a PRF, os caminhoneiros foram liberados, após terem prestado esclarecimentos.