VÍDEO: Homem é preso pela sexta vez na Fernão Dias por tráfico de animal silvestre
CONTINUA SOLTO: mesmo cometendo o mesmo crime pela 6ª vez, um homem continua solto, após ser flagrado novamente na Fernão Dias, pelo crime de tráfico de animal silvestre. Foto: Reprodução/PRf

Mesmo com a reincidência, indivíduo continua solto, graças às audiências de custódia; último flagrante foi na terça-feira (11), no pedágio de Vargem (SP)

Pela sexta vez, em pouco mais de dois anos, um homem foi preso pelo mesmo crime: tráfico de animal silvestre. As ocorrências foram registradas, entre abril de 2023 e novembro deste ano, pelo mesmo policial rodoviário federal, na Rodovia Fernão Dias (BR-381).

Apesar dessas prisões, o homem continua solto, graças à decisão dos delegados, que o liberam após as audiências de custódia. Nessa terça-feira (11), ele foi novamente flagrado, no pedágio de Vargem (SP), na Fernão Dias (BR-318), com 177 aves silvestres em condições degradantes, dentro de caixas sem ventilação, sem higiene e com diversos animais feridos.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), durante fiscalização na praça de pedágio, foi abordado um Fiat Siena, e, após vistoria, os inspetores constataram a presença das aves. Entre as espécies resgatadas estavam 150 papa-capins (cololirinhos), 26 canários-da-terra e um tiziu — duas das aves foram encontradas já mortas.

Crime reincidente

O homem preso já é ‘velho conhecido’ da PRF. Ele foi flagrado seis vezes na Fernão Dias pela PRF, todas por crimes ambientais, e possui ao todo 15 passagens por tráfico de animais silvestres.

Em todas as prisões na rodovia foram realizadas pelo mesmo policial rodoviário federal, que novamente o reconheceu durante a fiscalização.

Histórico de prisões pela PRF na Fernão Dias:

  • Dia 11/11/25 (terça-feira), em Vargem (SP)
  • Dia 21/3/25 (sexta-feira), em Atibaia (SP)
  • Dia 30/11/24 (sábado), em Mairiporã (SP)
  • Dia 5/5/24 (domingo), em Mairiporã (SP)
  • Dia 17/3/24 (domingo), em Mairiporã (SP)
  • Dia 29/4/23 (sábado), em Mairiporã (SP)

Durante a fiscalização mais recente, também foram apreendidos uma rede de neblina (usada para capturar aves), um facão e cerca de 5 kg de jabuticabas, utilizadas para tentar manter os animais vivos durante o transporte.

As aves foram encaminhadas ao CETRAS do Parque Ecológico do Tietê, onde receberam atendimento veterinário e foi confirmado o crime de maus-tratos.

A ocorrência foi encaminhada à Polícia Militar Ambiental de Atibaia, que lavrou os autos ambientais correspondentes.