VÍDEO: Susto na Estrada Real: ônibus quase despenca em ribanceira na MG-129
MILAGRE: Ônibus com trabalhadores da CSN quase despenca em uma ribanceira na Estrada Real, em Minas, no domingo (7). Ninguém se feriu. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Motorista transportava 8 funcionários da CSN; ninguém ficou ferido. Ocorrência foi registrada no domingo (7)

Oito* funcionários da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) passaram por um grande susto no domingo (7), quando se deslocavam para o trabalho. O ônibus que fazia o transporte deles apresentou algum problema ou o motorista passou mal (será investigado) e o veículo chocou contra a mureta, parando sobre esta, à margem da via. Por pouco não despencou em uma ribanceira, de aproximadamente, 50 metros.

Apesar de o susto ter sido grande, ninguém se feriu. Um vídeo, feito por um dos passageiros – mostra minutos após a ocorrência. As imagens dão a ideia da profundidade do abismo do qual se livraram. É possível ver o ônibus parado à beira da ribanceira, enquanto a pessoa que registrou o acidente comenta: “Quase que o ônibus virou com a gente, como Deus é Bom! Olha o abismo, não dá nem pra ver lá em baixo direito!”

Veja o vídeo

São Luiz não se manifestou

O Estradas apurou que se trata de um Mercedes-Benz, ano/modelo 2022/2023, modelo Marcopolo Ideale R, e pertence à empresa São Luiz, de Conselheiro Lafaiete (MG).

A reportagem manteve contato com a Viação São Luiz para saber mais detalhes da ocorrência, mas a recepcionista informou que o proprietário não estava.

O Estradas também ligou para a CSN mas não foi atendido por ninguém em nenhum dos três telefones do setor de Comunicação da CSN, que constam no site oficial. A reportagem enviou E-mail para saber mais detalhes.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a CSN informou:

A CSN Mineração informa que, no momento do incidente com o ônibus da empresa São Luiz, havia 8 passageiros e um motorista a bordo. Felizmente, não houve registro de feridos. A Companhia verifica periodicamente as condições dos veículos utilizados para o transporte de trabalhadores. Todos os veículos são inspecionados e possuem laudo técnico realizado por Engenheiro Mecânico devidamente certificado. Além disso, seguimos as normas legais de operação do transporte de passageiros que são auditadas por órgãos competentes. Os veículos da operação atual têm uma média de idade de 3 anos, e o ônibus envolvido na ocorrência foi fabricado em 2023 (menos de 1 ano de uso).

A CSN também realiza exames toxicológicos e bafômetro regularmente e certifica-se de que as CNHs dos motoristas estejam em dia. Todo condutor no exercício da atividade profissional deve atender a uma série de requisitos, conforme preconiza a legislação. 

Ao tomar ciência dessa ocorrência, a CSN substituiu de imediato o ônibus e iniciou a apuração da ocorrência. 

Quanto a registros de outros sinistros envolvendo o transporte de colaboradores por meio dos ônibus da São Luiz, não temos registros de acidentes desta natureza.

Até a atualização desta matéria, às 18h desta terça (9), a Viação São Luiz não se manifestou.

(*) Matéria atualizada às 18h com a resposta da CSN