NOVO VIADUTO: A partir das 9h desta terça (21), a concessionária ViaSul fará o içamento das vigas do novo viaduto no km 344,4 da BR-386, em Lajeado (RS), em frente à fábrica de balas Florestal. Foto: Fabiano Panizzi

De acordo com a concessionária ViaSul, nova estrutura no km 344,4 será nova ligação da BR-386 com o bairro Olarias

A partir das 9h desta terça (21), a concessionária ViaSul fará o içamento das vigas do novo viaduto no km 344,4 da BR-386, em Lajeado (RS), em frente à fábrica de balas Florestal.

Segundo a empresa, a estrutura fará a ligação da via marginal na pista Sul da BR-386 com a Rua Paulo Emílio Thiesen, onde o fluxo local passará por cima da rodovia, segmentando o tráfego urbano e contribuindo para a segurança dos motoristas.

De acordo com o planejamento, serão feitos desvios no fluxo principal da rodovia, em cinco oportunidades, com duração média de 20 minutos cada. A ação se deve em razão do içamento de cinco vigas que darão sustentação ao viaduto.

Desvios

Conforme a programação, para evitar o bloqueio total da rodovia, serão implantados desvios entre os km 344,3 e 344,8. Os condutores que trafegam pela pista Sul deverão adentrar à via marginal no km 344,3 e seguir até retornarem à BR-386, no km 344,8.

Já quem segue na pista Norte (da capital para o interior), irão acessar o desvio no km 344,8, seguindo pela via marginal até o km 344,3, onde retornarão à rodovia.

Segundo a concessionária, as equipes estarão nas proximidades do trecho orientando os motoristas. Ainda, a sinalização no local será reforçada, porém, é fundamental que os usuários reduzam a velocidade ao aproximarem-se do trecho em obras, respeitando a sinalização.

O CALI 4 Rodas (Centro de Atendimento à Comunidade Lindeira) também estará no local prestando todas as informações para auxiliar quem quiser saber mais sobre as intervenções.

Segundo novo viaduto

A nova estrutura terá 31 metros de extensão e contará com passeio para pedestres. Para a conclusão do viaduto, prevista para o final deste ano, serão necessárias 60 toneladas de ferro e 450m³ de concreto.

Após o içamento das vigas, o cronograma de obras da Concessionária prevê o lançamento das pré-lajes, concretagem, aplicação de CBUQ e execução das juntas de dilatação. Somente após a conclusão dessas etapas é que começa a ser feita sinalização.

Serão cinco equipes compostas por 70 colaboradores ao longo de todas as fases da obra, que deverá utilizar cerca de 15 maquinários entre perfuratriz, caminhões betoneiras, basculantes e munk, guindastes, entre outros.

Além da duplicação dos 20,3 quilômetros no trecho, a concessionária construirá 13 quilômetros de vias marginais, dois retornos em nível, seis adequações de acesso, quatro passarelas de pedestres, seis novas pontes, seis alargamentos de pontes existentes, duas passagens inferiores e duas superiores. Ainda, serão implantados novos dispositivos de segurança, como 50 quilômetros de defensa metálica, nove quilômetros de barreiras e 170 terminais atenuadores de impacto, bem como iluminação das passarelas de pedestres, pontos de ônibus e nas vias marginais.

Até 2030, a ViaSul irá duplicar mais de 165 quilômetros da BR-386 entre Carazinho e Lajeado, beneficiando 22 municípios ao longo do trecho de concessão. Ao todo, na BR-386 no trecho entre Canoas e Carazinho, serão duplicados 225,2 quilômetros da rodovia, com 10,2 quilômetros de construção de faixas adicionais e 75,5 quilômetros de novas vias marginais. Ainda, serão construídos 52 novos acessos, 28 novas interconexões, 27 retornos em nível, 18 novas passarelas, quatro passagens inferiores e 58,3 quilômetros de nova iluminação.

Todo esse investimento faz parte do programa de Concessão Federal no Rio Grande do Sul, tendo como órgão regulador a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).