Vinhedo começou a multar nesta segunda-feira (16) os veículos de carga pesada que circularem por dez ruas da cidade sem comprovar carga ou descarga em estabelecimentos do município. Cinqüenta e três foram aplicadas no primeiro dia. O valor é de R$ 85, mais quatro pontos na carteira de motorista.

A medida visa aumentar a segurança de pedestres e motoristas, já que o município se tornou rota de fuga do pedágio da Rodovia Anhanguera, em Valinhos. A proibição vale em dez estradas e ruas da cidade. São pontos de entrada e saída da cidade.

Mais de três mil veículos com cargas pesadas circulam diariamente pelo município. Com o decreto, a prefeitura espera reduzir em 40% o tráfego de caminhões em Vinhedo.

O motorista Nivaldo Sampaio veio do Sul para entregar uma carga em Valinhos, mas ao passar por Vinhedo foi um dos primeiros multados. “O pedágio é muito caro. Eu pago R$ 31”, disse o condutor.

Todo caminhoneiro que chega ou sai de Vinhedo é obrigado a mostrar a nota fiscal. “Isso aí está tirando o direito de ir e vir. É inconstitucional”, disse o caminhoneiro Isaías Santana, outro multado na cidade.

O chefe de trânsito Altair Infager disse que o município pode legislar sobre a sua malha viária. “Nossa malha viária não foi feita para um trânsito tão pesado”, disse ele.

Os moradores disseram que, com a medida, esperam um pouco mais de tranqüilidade. “Sossego mesmo, até a televisão temos que aumentar quando passam os caminhões”, disse o aposentado Durval Pereira.