
Escondida no alto da Serra da Mantiqueira, a região de Mauá tem atrações de todos os tipos e gostos
Carolina Rizzotto para Estradas.com.br
Repleta de bons hotéis e pousadas, restaurantes, lojas de artesanato e belas cachoeiras, a região de Visconde de Mauá – envolvida em dois estados e três municípios – fica no alto da Serra da Mantiqueira a 1.600 metros de altura, fazendo fronteira com o Parque Nacional de Itatiaia, mais especificamente no sul de MG, sul do RJ e norte de SP.
O acesso principal à região é feito pela rodovia Presidente Dutra (BR-116), no antigo km 311 (atual 317), entre as cidades de Itatiaia e Resende, na mesma saída para Penedo, ambas no estado do Rio de Janeiro.
O diferencial da região está na abundância de rios, cachoeiras e piscinas naturais de águas limpas e cristalinas, que brotam no Parque Nacional de Itatiaia que, por sua vez, abraça a região de Visconde de Mauá no lado oeste.
Apesar do cenário bucólico, Visconde de Mauá tem sofisticação. O motivo? Basta visitar as pousadas, os bares e restaurantes e as lojas de artesanato, tanto no lado carioca quanto no mineiro.
Três vilas
Três vilas compõem a região: Visconde de Mauá, Maringá e Maromba. A primeira é a vila de Visconde de Mauá, e por ser pioneira, foi a quem deu nome e fama às outras duas vilas, a de Maringá, onde se concentra o centro comercial; e a da Maromba, onde estão as cachoeiras mais procuradas da região.
Até 2010, a estrada para Visconde de Mauá era totalmente de terra e cascalho. Após muita polêmica, iniciaram-se as obras de pavimentação do trecho Via Dutra (BR-116) até Visconde de Mauá, e depois de um ano de obras, a Estrada-Parque foi inaugurada no começo de 2012.
Cuidados
A estrada para Visconde de Mauá atravessa fazendas e o Parque Nacional de Itatiaia. Portanto, a atenção deve ser redobrada, por conta de neblina e animais da pista. Apesar da pavimentação e sinalização, a estrada é sinuosa e em mão dupla, o que exige muita cautela dos motoristas, que devem obedecer à sinalização. Se for a primeira viagem à região, procure fazer o trecho de serra durante o dia.
Na subida da serra mantenha-se na preferencial que a serra termina na vila de Visconde de Mauá; há placas nas principais bifurcações. No curso da serra tem fontes d’água para se refrescar e mirantes com belas vistas panorâmicas.
Curiosidade
O principal rio da região de Visconde de Mauá é fronteira natural dos estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, apesar das três vilas estarem praticamente juntas, elas pertencem a diferentes Estados e têm o lado mineiro e carioca. Portanto, a região de Visconde de Mauá é um distrito que pertence a dois estados e três municípios: Itatiaia (RJ), Resende(RJ) e Bocaina de Minas (MG).
Entre as vilas de Mauá e Maringá ficam os vales das Cruzes, do Pavão e vale do Alcantilado; entre as vilas de Maringá e Maromba fica o vale da Santa Clara. Por isso, há diversas travessias de pontes de madeira antes de chegar em Maringá e Maromba. O motorista deve atento ao único posto de gasolina da região, que fecha às 19 horas.
Vida noturna
A vila de Maringá é a agitação noturna, já que concentra os melhores restaurantes, bares e lojas de artesanato da região de Visconde de Mauá. Já a vila da Maromba, é indicada para o passeio diurno, porque possui as principais cachoeiras.
Entre as cachoeiras logo acima da vila da Maromba estão: Poção da Maromba, cachoeira Véu da Noiva, cachoeira dos Macacos, cachoeira da Santa Clara e cachoeira do Escorrega, este é o cartão postal da região de Visconde de Mauá.
Como a Vila da Maromba e o Vale da Santa Clara oferecem lindas cachoeiras, trilhas e piscinas naturais de águas limpas e cristalinas, é um excelente roteiro para passar seu dia em Visconde de Mauá; à noite, dê uma esticada até a vila de Maringá ou de Visconde de Mauá.
Caminhe, ande a cavalo e aproveite
Caso não esteja hospedado nas proximidades da vila da Maromba, deixe seu carro na vila da Maromba e faça na caminhada as cachoeiras que estão acima da Vila da Maromba e no Vale da Santa Clara.
Neste circuito Maromba – Santa Clara, você conhece sete das dez principais cachoeiras da região de Visconde de Mauá na caminhada.
O vale da Santa da Clara fica apenas 300 m da vila da Maromba numa saída à direita, lá você vai encontrar as cachoeiras da Santa Clara, Toca da Raposa, Santuário e dois trutários com restaurante pesque-pague.
Visconde de Mauá é um dos poucos lugares no Brasil, onde ainda podemos nos banhar em rios de águas limpas e cristalinas, já que recebe suas águas diretamente do Parque Nacional de Itatiaia.
Em suma, a vila da Maromba e o vale da Santa Clara são locais para programas diurnos com trilhas, cachoeiras e piscinas naturais. Já a vila de Maringá e Mauá merecem uma visita à tarde ou à noite para um jantar a dois. Mais informações sobre Visconde de Mauá: http://www.viscondedemaua.com.br/
Onde ficar
Pousada Casa Bonita
A 1.500m de altitude, o calor da lareira é bem-vindo o ano inteiro. Um convite para o romance, para os bons vinhos, enfim, para o que a vida oferece de melhor. Assim é a Pousada Casa Bonita, plantada no Alto da Maromba, em Visconde de Mauá, a 500 metros da Cachoeira do Escorrega e à beira das águas cristalinas do Rio Preto.
A área verde dos chalés, afastada da Casa Sede por uma estradinha de terra, proporciona um ambiente de silêncio, de calma e de muita beleza aos nossos hóspedes.
Neste pedaço do paraíso na Serra da Mantiqueira, há a certeza de que seus dias serão de muito prazer e encantamento.
O Bosque de Pinus e vegetação nativa da Mata Atlântica é de uma beleza indescritível. Permanentemente florido, ele agrega uma extensão de 150m de intocada beira de rio. Ali colocamos em recantos especialmente paradisíacos, algumas espreguiçadeiras para o desfrute de nossos hóspedes.
A Casa Bonita tem chalés de muito bom gosto e bem confortáveis. O restaurante é outro espaço que agrega bom gosto e sua decoração remete ao aconchego. Tudo foi cuidadosamente pensado e construído para proporcionar aos hóspedes estadias agradáveis e extremamente confortáveis.
Há ainda outros espaços que vão deixar os hóspedes com água na boca. Outro destaque é o café da manhã servido com produtos preparados ali mesmo na cozinha da Casa Bonita. Sabor e qualidade unidos para uma degustação ímpar. Informações, clique aqui. Telefones:(24) 3387-1342 e (24) 3387-1380 WhatsApp: (24) 9 9278-6698
Pousada Moriá
A Pousada Moriá reúne conforto, privacidade e natureza, além, é claro, de ter uma equipe muito atenciosa, com o carinho e o interesse de quem sabe muito bem o que faz: receber pessoas. A pousada está situada ao lado da Cachoeira do Escorrega, divisa com Parque Nacional do Itatiaia. A natureza é nossa a sinfonia: dormir com o barulho da cachoeira e acordar com o cantar dos pássaros.
Os hóspedes podem desfrutar da piscina, hidromassagem aquecida ao ar livre, saunas seca e a vapor, ofurô, sala de ginástica, piscina natural e estacionamento. Todas as instalações contam com camas confortáveis, travesseiros de penas de ganso, lençol térmico e muitas outras formas de conforto para você e seu par.
A pousada tem engajamento social e ambiental. Em 1991, haviam poucas árvores no local. Hoje, a Moriá está reflorestada e mantém a natureza aqui estabelecida, com o uso de composteiras e reutilização de materiais descartáveis. Informações, clique aqui
Onde comer
Restaurante Rosmarinus
Na correria dos grandes centros, muitas vezes, nos esquecemos da essência de nos sentarmos à mesa com nossos familiares e desfrutarmos daquela ocasião sem nos preocuparmos com o tempo ou com nossos afazeres. Queremos que o Rosmarinus, seja esse espaço, onde você usufrui de pratos executados em uma cozinha profissional, sendo alguns inclusive preparados em fogão a lenha.
Com ingredientes selecionados e o modo como preparam os pratos, a busca é sempre manter a simplicidade do campo durante o processo de cocção.
A receita é valorizar os produtores locais. Com isso, os ingredientes, em sua maioria, são provenientes da região ou da própria horta, onde são colhidos folhas e temperos, contribuindo com o meio ambiente.
Restaurante Gosto com Gosto
A chef fabrica todas as linguiças servidas e vendidas no restaurante, bem como os doces, chutneys e geleias feitas no fogão à lenha.
Mesmo quando não está no restaurante, a vida gastronômica não para: a fim de desafiar cozinheiros locais a descobrir mil possibilidades para o pinhão, fruto característico da serra da Mantiqueira, a chef, junto a outros moradores, montou a Associação Comercial Visconde de Mauá (ACVM) e concebeu o Concurso Gastronômico de Visconde de Mauá, que reúne cozinheiros locais e grandes chefs nacionais e internacionais.
O Gosto com Gosto faz parte do seleto grupo de casas da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança. A cada ano, uma receita inédita é escolhida para entrar no cardápio e é criado um prato de cerâmica exclusivo, datado e pintado à mão especialmente para aquele ano. Clique aqui e veja os pratos
Um quarto de século
O Gosto com Gosto completou 25 anos em janeiro de 2019 e festeja a data com diversas atividades e promoções especiais. Completar um quarto de século no segmento da gastronomia não é para qualquer um, assim como manter uma cozinha com o mesmo padrão de qualidade durante todos estes anos, tendo como único e exclusivo objetivo de valorizar a gastronomia brasileira. Mas esse é o segredo do Gosto com Gosto: divulgar a gastronomia brasileira e plantar, colher e servir o maior número de ingredientes possíveis.
Frequento amais de quinze anos, quando o asfalto chegava somente até penedo… Maringá/Mg nem existia, somente a casa de chocolate e a fábrica de velas…
Visitamos constantemente Maringá/RJ… é o nosso paraíso…. Já indicamos para vários amigos e viraram frequentadores assíduos…