Empresa vai participar de reunião com órgãos de defesa do consumidor. Decisão do governo obrigou empresa a preparar recall do carro.

A Volkswagen vai apresentar nesta sexta-feira (16), em Brasília, uma proposta de um novo sistema de rebatimento do banco traseiro do veículo Fox em uma reunião com representantes do Departamento de Proteção de Defesa do Consumidor (DPDC) e os Ministérios Públicos de São Paulo, Santa Catarina, Bahia e Federal.

A fabricante de veículos vai apresentar na reunião laudos do Instituto de Pesquisa Tecnológicas (IPT) e do InMetro que comprovam que a instalação de um novo mecanismo irá resultar na operação segura do sistema de rebatimento do banco traseiro. Os laudos dos institutos são fundamentais para o início do recall do Fox.

A apresentação da proposta faz parte do cumprimento do termo de ajustamento de conduta (TAC) assinado por órgãos de defesa do consumidor com a Volkswagen no dia 14 de abril. O termo prevê o recall de todos os modelos Fox já fabricados, readequando o mecanismo do rebatedor do banco traseiro.

Na decisão, a empresa se comprometia a convocar o recall e apresentar, em até 30 dias, prorrogáveis por mais 30, uma proposta técnica para que a operação de rebatimento torne-se segura.

Desde o lançamento do Fox, em 2003, já foram vendidas 477 mil unidades. O acordo ainda determina que os carros já fabricados e ainda não vendidos, estejam eles no pátio ou na concessionária, devem ter o sistema modificado antes de serem postos à venda. (veja ao lado vídeo sobre o problema do Fox).

Entenda o caso
Pelo menos oito consumidores tiveram parte dos dedos decepados e 14 ficaram feridos após manusear peça instalada no banco traseiro para ampliar ou diminuir o espaço do porta-malas.

Em comunicados enviados à imprensa anteriormente, a empresa havia afirmado que é segura a operação do sistema de rebatimento do banco traseiro do Fox – que se constitui em afastar ou aproximar o encosto do assento traseiro para aumentar ou diminuir o tamanho do porta-malas – desde que sejam seguidas as instruções contidas no Manual do Proprietário.

Em fevereiro, a Volks passou a disponibilizar um anel de borracha para ser instalado no cabo de tração para destravamento do encosto do banco traseiro, cobrindo totalmente a argola de metal que feriu os proprietários.