A NovaDutra (Concessionária da Rodovia Presidente Dutra), em parceria com a fábrica da Volkswagen do Brasil, em Taubaté (SP), realiza neste sábado (20/10), das 8h às 17h, o 1º Curso de Corte de Carroceria para Socorro de Vítimas de Acidente de Trânsito. A ação faz parte dos treinamentos de educação continuada em APH (Atendimento Pré Hospitalar) que são realizados pela concessionária.

Médicos, enfermeiros e resgatistas do SOS Usuário da NovaDutra, além de bombeiros da Volkswagen, serão orientados sobre as técnicas de corte, colocação de cunhas hidráulicas e abertura do aço que devem ser utilizadas no manuseio dos novos desencarcedores adquiridos pela concessionária, que visam agilizar o socorro a vítimas em acidentes na rodovia. As palestras e o conteúdo prático serão ministrados por técnicos da Hurst do Brasil, fabricantes destes equipamentos.

A Volkswagem doou três carrocerias inteiras para o treinamento. “Queremos contribuir com a sociedade para que o resgate de vítimas seja feito com a máxima rapidez, eficiência e segurança”, explicou o gerente-executivo de Recursos Humanos da Volkswagen, Marco Aurélio de Castro.

Segundo Renato de Macedo, coordenador do serviço médico da NovaDutra, o curso tem por objetivo aprimorar o trabalho dos resgatistas que atuam na via Dutra. “O serviço de resgate do SOS Usuário sempre busca otimizar o trabalho de retirada de vítimas presas em ferragens nos acidentes. Com os novos equipamentos, teremos mais eficiência nos cortes dos veículos e maior rapidez no atendimento, para que possamos cada vez mais salvar vidas”.

Os veículos da Volkswagen são cuidadosamente projetados e construídos com o propósito de assegurar a absorção do impacto e a preservação física dos usuários em caso colisão. Áreas como a frente e a traseira dos veículos, por exemplo, deformam-se de maneira programada e planejada para amortizar o impacto do acidente. Já as partes internas dos veículos, onde ficam as pessoas, são extremamente rígidas e resistentes. Um carro como o Gol, por exemplo, recebe mais de 3.500 pontos de solda.

A Volkswagen foi a primeira montadora do Brasil a criar, já em 1971, seu Centro de Segurança Veicular, capaz inclusive de realizar os crash-testes, que antes só ocorriam na Europa e nos Estados Unidos. Com o objetivo de garantir a máxima rigidez da carroceria e a segurança dos ocupantes de seus veículos, os engenheiros da montadora realizam em média mais de 100 testes destrutivos por ano, seguindo parâmetros internacionais de qualidade.