Quem ainda não pegou estrada do litoral em direção à São Paulo deve encontrar trânsito intenso na tarde e noite de hoje nas Rodovias Anchieta e Imigrantes. A expectativa da concessionária Ecovias é de que cerca de 100 mil carros utilizem as vias para voltar do litoral após o feriado. No total, 249,6 mil carros desceram a serra em direção ao litoral e 146,8 mil ainda permaneciam por lá até a noite de ontem.

Por isso, a Ecovias vai iniciar a Operação Subida – quando ambas as pistas da Imigrantes funcionam apenas no sentido capital – já a partir das 8h. O maior movimento de veículos, no entanto, está previsto para o período entre 15h e meia-noite – assim, quem for fazer o trajeto ainda hoje é aconselhado a fazê-lo durante a manhã ou na madrugada de amanhã.

Apesar do grande número de carros, o volume foi menor do que o governo estadual havia previsto para o Sistema Anchieta-Imigrantes neste feriado: 350 mil veículos.

Lentidão. O tráfego também deverá ser intenso nas outras rodovias que cortam o Estado. Na sexta-feira, a Secretaria Estadual de Transportes estimou que 1,6 milhão de carros iriam circular pelas estradas paulistas durante o feriado. O pior horário para chegar à capital também deve ser durante à tarde e o início da noite.