Diferentes do transporte rodoviário, as operações vocacionais são mais severas, muitas vezes rodando 24 horas por dia, sete dias por semana
A Volvo está ampliando sua oferta de serviços ao transportador para garantir maior disponibilidade aos caminhões no segmento vocacional. “Investimos continuamente no pós-venda junto com a rede de concessionários para agilizar a manutenção dos veículos nas operações vocacionais onde quer que estejam”, declara Alcides Cavalcanti, diretor-comercial de caminhões Volvo no Brasil.
De acordo com o gerente de pós-vendas da empresa, Carlos Banzzatto, a Volvo está sempre buscando a melhor solução para cada cliente e garantir uma disponibilidade ainda maior do veículo e um custo ainda menor por tonelada transportada. “O caminhão Volvo é reconhecido por sua robustez e baixo custo operacional”, complementa Banzzatto.
Com o objetivo de reforçar esse atendimento especial, ele informa que a Volvo amplia também a cobertura do programa de manutenção Ouro para aplicações vocacionais. O mais completo da marca, com toda a manutenção preventiva e corretiva, o plano Ouro prevê uma customização para cada cliente. É planejado para uma operação e frota específicas, garantindo uma precisão ainda maior.
Diferentes do transporte rodoviário, as operações vocacionais são geralmente mais severas e fechadas, muitas vezes rodando 24 horas por dia, sete dias por semana. “Na maior parte das vezes elas exigem um planejamento mais refinado das manutenções e das paradas para reparos, para garantir maior disponibilidade”, observa Banzzatto.
Estrutura na operação
Dependendo do porte do cliente e do tamanho da frota, a Volvo e a rede de concessionárias também pode implementar uma estrutura física de atendimento dentro da operação do cliente, com serviços de mão-de-obra, estoque e gestão de peças, boxes e valas para manutenção. É uma espécie de posto avançado da marca, normalmente criado para operações maiores, com maior quantidade de veículos.
Outro serviço são as oficinas volantes das concessionárias. Um caminhão VM baú com um mecânico treinado pela fábrica e equipado com o ferramental de uma oficina tradicional percorre as operações do cliente com uma agenda e rota previamente definidas, fazendo toda a manutenção básica e preventiva, como troca de óleos e de filtros. “É uma estrutura itinerante da concessionária. O objetivo é também garantir maior disponibilidade da frota, para que o caminhão passe o menor tempo possível parado em manutenção”, finaliza Clóvis Lopes, gerente comercial de caminhões Volvo.