SETOR AQUECIDO: Volvo inicia 2019 contratando 300 funcionários para segundo turno de caminhões. Ano promete boas vendas. Foto: Divulgação

Empresa encerrou 2018 entre os líderes no Brasil e na AL no segmento de caminhões pesados; ônibus também mostra bons indicadores de melhora

A Volvo começou o ano de 2019 com expansão de sua operação no Brasil. A empresa está em fase de contratação de 300 novos funcionários e aumentará o segundo turno de caminhões. E não é só. A empresa está ampliando em mais R$ 250 milhões os investimentos até 2020.

“Nossa decisão de novos investimentos e contratações é resultado dos sinais consistentes de retomada da economia e da expectativa de um aumento de cerca de 30% no mercado total de caminhões no Brasil”, declara Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina.

Os R$ 250 milhões que serão investidos até o final de 2020 são um volume adicional ao total de R$ 1 bilhão que o Grupo Volvo está investindo no período de 2017 a 2019.

RETOMADA: Volvo pretende investir R$ 250 milhões até o final de 2020. Crescimento reflete os sinais de retomada da economia, diz o presidente, Wilson Lirmann. Foto: Aderlei de Souza

“São novos recursos para todos os negócios da marca no Brasil: caminhões, ônibus, equipamentos de construção e motores marítimos e industriais, na pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e serviços”, explica o presidente.

A previsão do Grupo Volvo é que a economia continue se recuperando e que as vendas de caminhões acompanhem esse ritmo.

O maior complexo industrial da marca no continente está localizado em Curitiba, no Paraná, onde a Volvo produz caminhões pesados e semipesados, ônibus rodoviários e urbanos, motores, cabines e caixas de câmbio.

A empresa também tem um fábrica de equipamentos de construção em Pederneiras, interior de São Paulo.

Caminhões

A Volvo encerrou 2018 entre os líderes no Brasil e na América Latina no segmento de caminhões pesados.

Um dos destaques da marca foi mais uma vez o excelente desempenho do modelo FH 540cv 6×4, que, com 4.114 unidades emplacadas no Brasil em 2018, tornou-se o caminhão mais vendido em todos os segmentos.

O PREFERIDO: FH-540 6×4 foi o campeão de vendas em todos os segmentos, em 2018. Foto: Aderlei de Souza

A Volvo também foi a marca que mais cresceu na área de semipesados, com uma elevação de 66% de vendas no período.

Levando-se em consideração todos segmentos em que atua, acima de 16 toneladas, a Volvo registrou o maior crescimento entre todas as marcas, com um aumento de 79% em relação a 2017, o equivalente a 10.642 unidades.

Ônibus

No setor de ônibus, a Volvo teve aumento de entregas no segmento de veículos pesados, incluindo articulados, biarticulados e rodoviários de alta potência.

A América Latina também registrou bons negócios, com o anúncio de 700 ônibus vendidos para Bogotá, o maior negócio da década de veículos para BRT.

Considerando apenas os chassis pesados, segmento onde a marca se destaca, foram 300 veículos emplacados no Brasil, um crescimento de 114% em relação ao ano anterior.

Ao todo, foram licenciados 908 ônibus da marca no continente, número praticamente estável em relação ao ano passado.

2018, UM BOM ANO: Segmento de ônibus também deve prosperar, segundo Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin America. Em 2018, foram emplacados 300 veículos, no Brasil, crescimento de 114% em relação ao ano de 2017. Foto: Divulgação

Serviços Financeiros

Braço financeiro do Grupo Volvo, a Volvo Financial Services apresentou mais um bom resultado no País em 2018, registrando um crescimento de 83% na carteira de financiamentos.

O Banco Volvo manteve sua excelente posição de ser o principal responsável pelo financiamento dos clientes no País, com uma participação de cerca de 40% das vendas em 2018.