A rodovia ERS 115, no quilômetro 28, em Gramado, foi totalmente liberada para o tráfego normal de veículos (leves e pesados). O anuncio é da Brita Rodovias, concessionária que administra o Pólo de Gramado. A obra, no entanto, deve ser totalmente concluída nas próximas semanas. “O objetivo sempre foi restabelecer o tráfego. Conseguimos adiantar o prazo devido ao desempenho da concessionária e de seus colaboradores nessa complexa obra. Não poupamos esforços e recursos. A obra ainda prossegue e deve ser finalizada nas próximas semanas”, explica o diretor-superintendente da Brita Rodovias, Eduardo Machado.

Segundo o diretor da concessionária, a grande dúvida no início da obra era como seria o comportamento dos painéis de contenção de 12 metros de altura. Havia a hipótese de os painéis tombarem, gerando risco para operários, ou romperem totalmente, provocando desmoronamento da rodovia.

Apesar de ter havido ruptura de painéis e escorregamentos durante a obra, foi possível adaptar o projeto e contornar situações de risco, além do regime de chuvas que foi menor (em 30 dias de obra houve apenas dois dias de chuva que resultaram na interrupção das atividades na obra). Assim, salienta Machado, foi possível adiantar o cronograma. Outro fator que permitiu agilizar os trabalhos foi o fato da concessionária Brita Rodovias ter contado com a supervisão do projetista de forma constante no local, o que possibilitou enfrentar as mudanças provocadas pela movimentação do terreno durante a obra.

Ainda de acordo com o diretor da Brita Rodovias, a idéia inicial de liberar o tráfego em meia pista mostrou-se bastante arriscada. A liberação da rodovia em meia pista colocaria o intenso tráfego pesado da obra em circulação juntamente com os usuários. A logística do local, desse modo, não ofereceria condições seguras, mesmo com monitoramento por 24 horas. Isto é, a probabilidade de acidente seria muito alta. O tráfego controlado em meia pista também estenderia consideravelmente o prazo de liberação final. Desse modo, optou-se, segundo Machado, em intensificar os trabalhos e liberar totalmente a rodovia, asfaltada e sinalizada em caráter definitivo.

“O sucesso das providências adotadas nos permitiram adiantar e liberar totalmente o tráfego muito antes do prazo previsto. Vale ressaltar também que numa situação como essa a agilidade da concessionária foi determinante para o sucesso”, destaca. O tráfego da ERS 115, no quilômetro 28, em direção a Gramado e Canela, na Região das Hortênsias, foi interditado na quinta-feira (11/08). As intensas chuvas do mês de julho provocaram fortes movimentações no aterro viário e rachaduras na pista. Por segurança, a concessionária interrompeu o tráfego.

Após a interdição, três painéis de contenção cederam totalmente. Foram utilizadas duas escavadeiras hidráulicas, uma escavadeira hidráulica de braço estendido, um trator de esteira, uma pá carregadeira, um rolo compactador, uma moto niveladora, 25 caminhões, uma vibro acabadora, um rolo de pneus, um rolo de chapa e um caminhão espargidor. Essa operação envolveu 50 operários, bem como cerca de 2,3 mil cargas de caminhão de material rochoso.