O Diretor-Geral do DAER, José Francisco Thormann, esteve na ERS-373, em Santa Maria do Herval, para acompanhar as obras de pavimentação de baixo custo a partir do uso de equipamento que recicla o material local. “Este é um laboratório a céu aberto que poderá levar a redução de 80% do custo da obra”, disse Thormann.

Segundo o diretor-geral do DAER, cada local possui as suas particularidades de solo que podem ser aproveitadas no revestimento asfáltico, sem que para isso seja necessário seguir as normas norte-americanas. “Queremos verificar se os custos são compatíveis com a nossa produção, saber exatamente o que foi gasto para então comparar com os contratos de conserva e substituí-los”.

Estavam presentes também o prefeito do município, Rodrigo Fritzen, o representante da empresa Retromac, Emídio Ferreira, todos os superintendentes regionais do DAER e representantes da comunidade local. Segundo Ferreira, esta máquina aproveitará o material pétreo disponível no subleito, triturando-o e incorporando-o ao solo numa composição tecnicamente denominada de solo agregado. Em 5 km ao longo da rodovia, a empresa está realizando testes com diferentes tipos de tratamento do solo sem custos. “Futuramente, este será um atalho para Gramado, reduzindo 30 km do trajeto”, afirmou Thormann.

Esta semana será concluída a execução da base e terá início a colocação do revestimento asfáltico, que será incorporado ao contrato de conserva rotineira da 15ª Superintendência Regional do DAER, com sede em São Francisco de Paula. “Isto servirá de projeto-piloto para todas as rodovias não-pavimentadas do Estado”, disse Thormann.

Uso sustentável
Esta ação é parte das inovações que o Diretor-Geral do DAER, José Francisco Thormann, vem preparando para implantar durante a sua gestão. No início de dezembro, ele esteve nos Estados Unidos, ao lado do Secretário de Infraestrutura e Logística do RS, Beto Albuquerque, para conhecer novas técnicas rodoviárias que possam ser incorporadas a futuros programas rodoviários no Estado, com resultados técnicos e econômicos positivos.

Na ocasião, eles entraram em contato com o processo de peletização de asfaltos, que consiste na solidificação do produto com a incorporação de melhoradores ou de pó de borracha proveniente de pneus sem uso. Essa técnica aumenta significativamente a durabilidade das obras rodoviárias e reduz em até 45% os investimentos associados.

Além disso, semanalmente Thormann vem organizando encontros entre renomados engenheiros e superintendentes da Autarquia, nos quais já foram apresentadas experiências inovadoras no uso sustentável do material asfáltico e em modalidades de contratação em concessão de rodovia a partir de parceria público-privada.