A duplicação do trecho da BR 101 que corta a Paraíba, prevista para ser entregue no mês passado, só será concluída no final deste ano, segundo informações da Superintendência Regional da Paraíba do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit-PB).

O assessor de imprensa do órgão, Waldeban Medeiros, informou que a conclusão da duplicação foi adiada devido as chuvas fortes do final do ano passado e as obras de viadutos espalhados pelo trecho sul da rodovia. “A construção dos viadutos no trecho que vai de Lucena até a divisa com o estado de Pernambuco dividindo a força de trabalho, e causando o atraso na entrega”, disse Waldeban.

Um outro entrave na duplicação da rodovia é a constante presença do solo compressível ao longo da obra, principalmente nas áreas próximas as bacias do Rio Gramame e Rio Paraíba. “O solo compressível é um tipo de solo instável, que normalmente traz problemas a fundação da construção. Inclusive estamos aplicando uma tecnologia que prevê o uso de placas de isopor para estabilizar a obra”, explicou o assessor. A placa de isopor pesa 110 kg e mede 1,25 x 1 m, a sua composição é basicamente de polietileno EPS, um composto derivado do petróleo, que leva cerca de 400 anos para se decompor.

A duplicação da rodovia que corta o estado faz parte do projeto do governo federal que pretende investir cerca de R$ 2,3 bilhões na duplicação da BR 101 através do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), desde o seu início no Rio Grande do Sul até o seu fim no Rio Grande do Norte. O corredor Nordeste da rodovia translitoranêa, como a BR 101 é conhecida, é divido em 8 lotes e possui uma extensão total de 400 km. Os lotes 3, 4 e 5 ficam situados na Paraíba, um trecho que compreende cerca de 129 km de extensão. Para a obra de duplicação da rodovia no estado foram gastos R$ 662 milhões de um investimento previsto de R$ 716 milhões.

O lote 3, localizado entre o município de Mamanguape até a divisa com o Rio Grande do Norte, foi concluído e devidamente sinalizado, estando pronto para o tráfego. Foram feitas obras de pavimentação em concreto rígido, restauração da pista antiga e o alargamento do acostamento nesse trecho que possui uma extensão de 40,4 km. O lote 4 está com cerca de 98.6% concluído, e o lote 5, o maior trecho de reforma na Paraíba que vai de Lucena até a divisa com Pernambuco, é o que se encontra mais distante da sua conclusão. A iniciativa privada foi responsável pelas obras nos lotes 3 e 4, e o Exército Brasileiro está sendo responsável pela duplicação no trecho 5.