A Escola de Trânsito do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) chega aos 38 anos com a marca de dois milhões de paranaenses atendidos, a maioria alunos de escolas públicas, que receberam noções de segurança de trânsito. Jovens e adultos tiveram aulas teóricas e práticas, que abordam comportamento no trânsito.

Para marcar a data, a escola foi homenageada com uma placa comemorativa, entregue pelo diretor-geral da Secretaria Estadual da Infraestrutura e Logística, Aldair Wanderlei Petry, à coordenadora de Educação para o Trânsito, Maria Lúcia Alvis Kutianski. “É uma honra homenagear a Escola de Trânsito do DER que tem um papel fundamental, há 38 anos, na educação do trânsito de professores, alunos e da comunidade”, disse Aldair Wanderlei Petry.

Também receberam a homenagem, uma professora e um colaborador do DER, ambos ex-alunos da Escola de Trânsito. “Trabalho em educação de trânsito, por causa da escola”, diz Silmar Barbosa, ex-aluno e servidor da Escola de Trânsito. Ele fez seu primeiro curso ainda criança, com dez anos. “Gostei tanto, que agora ajudo na elaboração de ações de trânsito que orientem os pedestres, motoristas e ciclistas”, conta Silmar.

Segundo Maria Lúcia Kutianski, a escola desenvolve trabalho que visa orientar crianças, pais, professores e toda a comunidade de Curitiba, Cascavel, Maringá, Francisco Beltrão, Ponta Grossa, e Londrina, além das regiões vizinhas.

RECONHECIMENTO – A Escola já recebeu diversas premiações: Medalha de Ouro no concurso internacional da Suíça (1978), concorrendo com 130 países; prêmio pelo curso “Aprendendo e… Vivendo!”, na área de Fatores Humanos, no XIII th Internacional Road Federation World Meeting, em Toronto (1997) e recebeu seis certificados Selo Social, oferecidos pela prefeitura de Ponta Grossa; entre outros.

PROGRAMAS – A Escola proporciona aos participantes diversos cursos e projetos – como o Curso “Aprendendo e…Vivendo” – cursos de capacitação de professores, de educação infantil, para a terceira idade, para pessoas com necessidades educacionais especiais, trânsito limpo e seguro, jovem no trânsito e de reservas indígenas. Além da abordagem educativa, a escola oferece palestras, aulas itinerantes, mapeamento das situações de risco envolvendo crianças e semana nacional de trânsito.

“A população deve saber como funciona o trânsito e quais medidas tomar em diversas situações que este tema envolve”, diz o diretor-geral do DER, Nelson Leal Junior. “A Escola de Transito do DER oferece esses conhecimentos e por isso tem um papel fundamental na sociedade”, afirma.