O número de mortes de crianças de até sete anos nas estradas brasileiras caiu 41,18% no primeiro semestre de 2011, na comparação com o mesmo período de 2010, segundo relatório da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O uso das cadeirinhas para crianças é apontado como o principal responsável pela queda.

Com o objetivo de reduzir ainda mais esses números, o Inmetro acaba de lançar um vídeo de conscientização sobre o assunto. Em pouco mais de cinco minutos, ele aponta o uso correto das cadeirinhas, a importância de sua utilização dentro dos padrões de segurança e as exigências que os modelos devem cumprir, entre outros pontos. Atualmente, segundo o instituto, existem cerca de 90 modelos de cadeirinhas disponíveis no mercado.

Desde setembro de 2010 o uso do dispositivo de retenção infantil é obrigatório no país para o transporte de crianças menores de sete anos e meio. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a utilização correta da cadeirinha reduz em 70% a possibilidade de morte em acidente.

A resolução especifica que crianças de até um ano de idade devem usar o bebê conforto ou assento conversível voltados para o vidro traseiro; de um a quatro anos, a obrigatoriedade é em relação à cadeirinha; de quatro a sete anos e meio, a criança deve ser acomodada em um assento de elevação ou booster; e a partir de sete anos e meio, fica permitido o uso do cinto de segurança no banco traseiro. Cabe ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) fiscalizar e multar os veículos em situação irregular. A multa por descumprimento é R$ 191,54, além de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

De acordo com a Federação Nacional dos Taxistas e Transportadores Autônomos de Passageiros (Fencavir), a resolução se aplica apenas a carros particulares, deixando táxis, vans e veículos com peso bruto acima de 3,5 toneladas fora da obrigatoriedade. No caso dos taxistas, se aplica a lei de transporte de menores de dez anos no banco de trás, sempre com cinto de segurança. As crianças de colo só podem ser transportadas na companhia dos pais.

Veja o vídeo em: http://www.youtube.com/watch?v=Z8ZLnqBRkwA&context=C36397aeADOEgsToPDskJio5PuPm4JNa4BK_JAwtdW