A montadora japonesa Nissan anunciou o recall de 600 mil veículos nos Estados Unidos e na América do Sul – incluindo o Brasil – e na África.

O chamado envolve 303 mil caminhonetes pickup Frontier e 283 mil veículos esporte Xterra nos Estados Unidos, Canadá, México, Argentina, Brasil e outros países por conta de um problema de direção.

A empresa também fará o recall de 18.500 sedãs da linha Sentra após detectar um defeito no conector do cabo da bateria dos veículos.

Em um comunicado, a Nissan informa que os veículos Frontier e Xterra envolvidos no recall foram produzidos nas fábricas do Tennessee, nos Estados Unidos, entre julho de 2001 e janeiro de 2005, e na planta brasileira de Curitiba (PR), entre novembro de 2001 e junho de 2008.

Já os sedãs Sentra foram produzidos entre 22 de maio e 8 de julho de 2010 no México. O recall desta linha envolve veículos comercializados nas américas do Norte, do Sul e na África.

Os proprietários dos veículos envolvidos no recall começam a ser notificados pela montadora no início de dezembro, assim que as peças de reposição estiverem disponíveis, informou a empresa. Os clientes serão convidados a levarem seus veículos a revendas autorizadas que farão a reposição dos itens defeituosos gratuitamente.

A subsidiária brasileira da montadora ainda não tem informações sobre o número de veículos afetados pelo recall no Brasil ou o canal de contato para os proprietários dos veículos no país, segundo a assessoria de imprensa. O canal de recall do site da montadora ainda não identifica o chamado para os modelos Frontier, Sentra e Xterra. A empresa promete informar detalhes na tarde de hoje.