O trecho da Rodovia Presidente Dutra, conhecido como “retão de Resende”, na verdade fica na área da cidade de Porto Real. Com mais de quatro quilômetros de extensão – do km 293 (Viaduto Bulhões) ao km 297 (Ponte Rio Paraíba) -, o segmento é considerado uma das maiores retas desta estrada, margeada por uma bela paisagem. E pela ausência de curvas ou desvio, o trecho coleciona registros de altas velocidades.

– Olhando do comecinho, parece sem fim, muito extensa. E é a parte mais bonita da Dutra, pelo menos de Porto Real até a Serra – revelou a estudante Mariana Camilo, que passa constantemente pelo caminho.

De acordo com a assessoria da CCR Nova Dutra, concessionária que administra a rodovia, não é possível precisar se é a maior reta, mas com certeza uma das mais planas. Ainda segundo as informações da Nova Dutra, há outros trechos também em linha reta, mas com subidas e descidas. Já o “retão” é possível ser visto por completo do Viaduto de Bulhões, ou saindo de Resende, por isso a impressão de ser bastante extensa.

Pelo caminho ser completamente reto e plano, os motoristas imaginam que o tráfego pelo local é mais facilitado. Entretanto, muitos acidentes são registrados no trecho, principalmente em razão das altas velocidades e da desatenção.

Marcelo Castro Pereira é engenheiro morador de Volta Redonda, mas viaja a Porto Real todos os dias para trabalhar. Segundo ele, nunca teve problemas, nem acidentes no caminho, mas conta que já viu muitos e a imprudência é a principal causa.

– Como o trecho é todo reto, não tem jeito, qualquer motorista acelera um pouco mais ou bem mais. Principalmente porque fica mais tranquilo, não precisa frear muito. O que não quer dizer que possa prestar menos atenção. Nessas horas, que o motorista fica desatento, é que acontecem os acidentes. Procuro ter bastante atenção – apontou o motorista Marcelo.

Velocidade máxima

Apesar de a velocidade máxima permitida no trecho ser de 110km/h para veículos leves, como carros e motos, e de 90km/h para veículos pesados, os caminhões e carretas, registros apontam que nem todos os motoristas respeitam essa marca. De acordo com o chefe substituto da 7º Delegacia, Jaques Jonas Silva, – que abrange de Resende até Paracambi, do Km 218 até o 333 -, no local existe controle de velocidade, por meio de radar fixo, mas os motoristas avisados costumam desacelerar quando estão próximos.

– Mesmo com os motoristas avisados, já registramos velocidades acima de 150km/h. Já com os radares móveis, abordamos um motorista a 170km/h, mas até registramos outro a quase 200km/h – comentou.

Ainda que essas velocidades já choquem. Jonas revelou que o veículo mais rápido que passou pelo local, foi o registro de uma motocicleta a 215 km/h.

Registro de acidentes

Até o final do mês de outubro de 2012, os registros de acidente se apresentaram bem mais baixo em comparação com o ano passado. Os dados, que abrangem do Km 293 até o Km 304, apontam 275 acidentes em 2011 contra 152 até outubro deste ano. O número de feridos e mortos também parece ter diminuído. Foram 63 feridos e 8 mortos, no ano anterior, e 32 e 2, respectivamente, neste ano.

Apesar dos inúmeros registros de altas velocidades, a principal causa apurada para os acidentes, é realmente a falta de atenção. De acordo com policiais que cuidam do trecho, é mais fácil dirigir em estradas retas e planas, e os motoristas costumam relaxar mais.

Com relação a essa falta de atenção, muitos motoristas acreditam que retas muito extensas por causar a ilusão de um afunilamento da pista e cansam a visão.

De acordo com o oftalmologista João Miguel Liporaci, não há motivos “ilusão de ótica”, quem enxerga perfeitamente vai conseguir assimilar as distâncias. Ele apenas frisou para que os motoristas tomem cuidado com as mudanças de luminosidade – ao amanhecer ou anoitecer – e com o cansaço, que causa fadiga aos músculos que influenciam nas vistas.

Principais causas dos acidentes no trecho:

Animais na Pista – 1

Defeito mecânico em veículo – 3

Defeito na via – 3

Dormir ao volante – 3

Falta de atenção – 58

Ingestão de álcool – 3

Não guardar distância de segurança – 5

Outras – 74

Ultrapassagem indevida – 1

Velocidade incompatível – 1

Nova Dutra

De acordo com a assessoria da concessionária que administra a Rodovia Presidente Dutra, há melhorias sendo realizadas constantemente e toda a extensão da estrada. Com relação à reta de Resende, recentemente, foram feitas obras em pavimentação, sinalização viária, conservação e capina dos canteiros central e lateral, vistoria e limpeza dos sistema de drenagem e poda das árvores que margeiam o trecho.

Ainda segundo a concessionária, apesar de bonitas, as árvores que oferecem risco de queda na rodovia. A poda e corte de árvores é feira a partir de autorização dos órgãos ambientais, a fim de minimizar os impactos e riscos de acidentes na rodovia.

Em 2002, o “retão” ficou fechado mais de 10 horas por conta da queda de mais de 36 árvores.